Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Pequenas feridas que incomodam bastante!

Foto: Blog da Saúde

Como lidar com as aftas

Publicado em 22/08/2019 às 07:45
Pequenas feridas que incomodam bastante! Assim são as aftas, bem dolorosas, elas aparecem na boca, mais comuns na área interna das bochechas. Uma das características mais aparentes é a cobertura úmida e branca no topo da ferida.
 
Para orientar como tratar esse problema de saúde que, apesar de não ser muito grave, incomoda bastante, o Blog da Saúde conversou com estomatologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado à Rede Ebserh, Marcus Setally. Na entrevista, ele explica o que é afta, como no organismo, as causas e qual é o melhor tratamento.
 
Blog da Saúde: O que é afta?
 
Marcus Setally: Aftas são pequenas feridas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua e pode estar associada até uma redução da nutrição, devido à deficiência durante a alimentação. Essas pequenas feridas normalmente são ovais, brancas e em alguns casos amareladas acinzentada e é bem delimitada por uma membrana avermelhada.
 
Quais são as causas?
 
Não tem uma causa definida, mas tem causas relacionadas, ela é conhecida como multifatorial, que são alguns fatores associados. Podem aparecer pequenos machucados e com episódios recorrentes, acontecendo várias vezes no mês ou no ano. Além disso, um dos fatores relacionados, é hereditariedade e é mais comum em jovens e adultos e até o estresse emocional, a ansiedade está associada.
Em alguns casos ela aparece por conta de machucados com a escova, por exemplo. É importante diferenciar a afta que é o termo comum das outras mucosites que podem acometer a mucosa bucal. A mucosite é um termo geral que está associado a inflamação, que vem com dor. Então podem ter muitas lesões na boca que se assemelham a ulceração aftosa recorrente, que é o tem uma afta, mas não são associadas a afta, podem ser outras doenças como uma doença autoimune, pode ser queimadura que se manifesta aparentemente com uma afta, mas não é uma afta, é uma ulceração aftosa recorrente as causas da ulceração aftosa.
 
Quais são os sintomas?
 
É comum arder e doer na parte afetada. Aparece com frequência abaixo da língua, nas bochechas, na parte interna dos lábios. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos condimentados, ácidos e líquidos mais cítricos.
 
Qual é o diagnóstico e tratamento?
 
Como não se tem na literatura científica não existe uma causa precisa, se coloca como uma doença multifatorial com várias causas associadas, não se tem um tratamento totalmente eficaz. Quando se descobre a causa, combate a causa, mas existe alguns tratamentos que podem ser locais ou medicamentoso. Os locais são mais seguros para o paciente e tem um efeito maior, porque os medicamentosos são absorvidos, mas podem causar alterações no corpo como um todo e faz efeito em uma pequena parte da ferida. Podemos fazer o uso de anestésicos, anti-inflamatórios tópicos locais para diminuir a dor e o paciente poderá se alimentar melhor.
 
FONTE: Blog da Saúde 
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio