Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

A saúde envolve muito mais do que manter um corpo são – ela requer que a mente também esteja sã.

Foto: Divulgação

Saúde Mental e Saúde Emocional, entenda as diferenças.

Publicado em 01/01/2019 às 07:00 por Rosi Rodrigues

A saúde envolve muito mais do que manter um corpo são – ela requer que a mente também esteja sã. Porém, quando se pensa em saúde da mente, muitas vezes é quase indissociável a saúde mental e a saúde emocional. Por estarem muito ligadas uma à outra é que ocorre esta confusão no pensamento popular.  

Porém, o que de fato é a saúde mental? E a saúde emocional? Para entender melhor o que é cada uma delas e quais são as semelhanças e diferenças, separei algumas características que distinguem estes dois segmentos da saúde e a importância em mantê-los bem nutridos.  Confira logo abaixo!

A saúde mental

A saúde mental representa um estado de equilíbrio que o indivíduo atinge, assim a relação que desenvolve consigo e com as pessoas ao seu entorno ocorre da melhor maneira possível. Ter saúde mental significa que o indivíduo aceita de forma natural as dificuldades e exigências da vida, assim como sabe lidar bem com as emoções, sejam elas boas ou ruins. Reconhecer seus próprios limites e saber quando precisa de ajuda de outras pessoas para superar determinados problemas também é uma característica de quem goza de boa saúde mental. Além disso, a saúde mental está mais ligada ao cérebro.  Os profissionais que cuidam da saúde mental são: médicos psiquiátras e psicólogos.

A saúde emocional

Apesar de estar diretamente ligada à saúde mental, a saúde emocional envolve questões diferentes. Saber lidar com sentimentos, conseguir se desvencilhar e superar acontecimentos ruins, são algumas das implicações de uma boa saúde emocional.

Alguns elementos podem ser levados em conta ao se caracterizar a saúde emocional. Ela deve envolver a percepção de si mesmo, a capacidade de manter relacionamentos com outras pessoas e também manter entusiasmo com a vida. Quando a saúde emocional não está em plena condição, as relações com outras pessoas geralmente são abaladas. O profissional que cuida da saúde emocional é o terapeuta alternativo e também o hipnoterapeuta.

Diferenças entre esses dois tipos de saúde

O que diferença entre a saúde emocional e  saúde mental são alguns elementos sutis, como por exemplo a forma como cada uma pode ser percebida. A saúde emocional é mais fácil de ser percebida por outras pessoas, uma vez que se trata diretamente da forma como se lida com outros indivíduos.

Já a saúde mental é um pouco mais complexa, pois uma vez que envolvem questões químicas cerebrais pode ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena.  

Semelhanças encontradas entre elas

Tanto a saúde mental, quanto a saúde emocional tratam da nossa forma de lidar com outras pessoas. Afirmo isso porque, em muitas momentos quando a saúde mental – ou emocional – não está plena, o indivíduo tende a se isolar e mudar a forma como se relaciona com outras pessoas. Elas, portanto, afetam diretamente as relações e a percepção do mundo do indivíduo.  

O relacionamento entre saúde mental e saúde emocional

A saúde mental e emocional estão interligadas e se influenciam diretamente, podendo uma levar ao declínio da outra. Por exemplo, uma pessoa que não está com a saúde mental plena, apresentando algum quadro como depressão, ansiedade extrema e outras, tem sua saúde emocional afetada diretamente. E assim, sua relação com outras pessoas e até mesmo consigo são afetadas.

Você Tem cuidado da sua saúde mental e emocional? Certifique-se de que ambas estejam em sintonia e saudáveis para manter o equilíbrio! Procure ajuda ao perceber que elas não estão em perfeito estado!

Fonte: Professor Alessandro Baitello

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio