Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
um estudo de 2015 publicado pela American Psychological Association ,concluiu que sentir gratidão e reconhecer este sentimento resultam em melhora na saúde mental e física de pacientes com insuficiência cardíaca assintomática.
Foto: Divulgação
A gratidão é um sentimento. Diferente de agradecimento, que pode ser algo mais formal, como parte de regras de boa convivência social, e não necessariamente genuíno.
crédito da imagem: MDR
É nos sentirmos felizes por (grandes) pequenas coisas do cotidiano. Reconhecermos que há coisas boas no mundo. Mesmo que nem sempre sejamos nós os recipientes diretos delas. É sabermos que não há garantias e entendermos a vida pelo que realmente é. Um presente. A cada dia. Com a boa saúde; com o lar que habitamos; a família e amigos que estão (fisicamente ou não) perto, com amor. E tudo o que faz seguirmos em frente. A própria gratidão coloca mais qualidade na vida de qualquer pessoa. Inibe a estagnação. E além: um estudo de 2015 publicado pela American Psychological Association ,concluiu que sentir gratidão e reconhecer este sentimento resultam em melhora na saúde mental e física de pacientes com insuficiência cardíaca assintomática.
Outro estudo , mostra que adolescentes que aprenderam a sentir gratidão desde cedo têm mais chances de uma vida feliz, com maior capacidade de ver o lado positivo das coisas – e menor possibilidade de abuso de drogas e outros problemas.
Kinro Kansha no Hi, o Dia de Ação de Graças japonês. Ilustração de Dionnie Takahashi.
Ao redor do mundo, países têm suas próprias datas e maneiras de celebrar a gratidão. Por boa parte do globo terrestre, ela vem com um abraço, ou uma mensagem carinhosa; uma homenagem, um presente. Mas na Índia, por exemplo, pressupõe-se que quem tem parentes e amigos próximos com certeza terá apoio para o que necessitar, caso necessite. E, por isso, a cultura de lá traduz que não devemos verbalizar a gratidão para pessoas próximas. Caso contrário, as tratamos como desconhecidas.
No Japão comemora-se, em 23 de novembro, o ‘Kinro Kansha no Hi’, ou o ‘Labour Thanksgiving’, que é um dia de Ação de Graças mais direcionado ao resultado do trabalho de um ano inteiro, e aos frutos que isso gerou. Com algumas mudanças em sua concepção, a data é comemorada há séculos – e algumas pesquisas dizem que há mais de dois milênios.
A gratidão, aliás, não é sentimento exclusivo dos humanos. Constatação comum de quem adotou animais abandonados, que outrora estavam à mercê de violência nas ruas, é que o comportamento destes bichinhos frequentemente demonstra gratidão pelo resgate. E é isso mesmo.
Sejamos gratos.
Até a próxima!
Fonte: http://www.civiam.com.br/