Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Palestra para servidores da saúde vai abordar crianças com autismo

Publicado em 11/04/2022 às 18:17 por Editoria Movimento Saúde

Profissionais da rede municipal de saúde de Umuarama participam nesta quinta-feira (14) de uma palestra sobre atendimento, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação faz parte das atividades da Divisão da Rede de Saúde Mental para a campanha Abril Azul, mês de conscientização do autismo.

Para o evento, os servidores contarão com uma palestra da dra. Leslye Sartori Iria, médica pediatra e mãe de uma criança com autismo. O tema abordado será ‘Lugar de autista é em todo lugar’. “Essa é uma oportunidade para dar visibilidade ao TEA e capacitar os profissionais de saúde que atuam diretamente nesse tipo de atendimento’, pontua Nathalia Ynae M. Giroldo, coordenadora da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.

MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA

TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social. Pessoas com autismo também têm padrões de comportamento restritos e repetitivos. Ainda não há estatísticas nacionais sobre a incidência do transtorno no Brasil. Por isso, se leva em consideração os dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), que aponta que uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade, tem TEA nos EUA.

De acordo com a médica palestrante, à medida que aumenta o número de profissionais capacitados para investigar o TEA, cresce também o número de casos diagnosticados. “Muita gente acredita que o autismo é algo recente, mas na verdade o que temos é um aumento das ferramentas de diagnóstico e de profissionais aptos para fazê-lo”, aponta.

A médica descobriu o autismo da filha, Isadora, ao observar atrasos em seu desenvolvimento. A partir daí mudou o foco da carreira e hoje atua principalmente na área de desenvolvimento infantil. “Foi muito difícil para mim como mãe encontrar e aceitar o diagnóstico da minha filha. Mas depois comecei a estudar e me especializar para ajudar a minha filha e considero essa uma missão. Hoje eu luto não só pela minha Isadora, mas para que todas as crianças tenham acesso ao diagnóstico e intervenções precoces. Eu sonho com um mundo mais inclusivo para quem tem autismo e isso começa pela capacitação e conscientização de todos”, finaliza.

AUTISTAS BEM CUIDADOS

Dividido em três níveis (leve, moderado e severo), o autista tem o direito de receber acompanhamento multiprofissional. Em Umuarama, além da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), desde o primeiro ano de vida a criança diagnosticada com autismo ganha atenção especial no CEM (Centro de Especialidades Médicas).

Três fonoaudiólogas contratadas pelo município são responsáveis por atender a 50 crianças por semana, que são recebidas em uma sala especialmente preparada para garantir consultas tranquilas e benéficas aos pequenos pacientes. “Assim que os pais recebem o diagnóstico indicando transtorno do espectro do autismo, as UBS já encaminham para que sejam atendidas aqui no CEM. Temos conquistado excelentes resultados em nosso trabalho e isso é muito gratificante”, comenta a fonoaudióloga Sueli Watanabe.

SERVIÇO – PALESTRA: Lugar de autista é em todo lugar – Com a Drª Leslye Sartori Iria

Data: 14/04/2022

Horário: 15h30

Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio