Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A Escola como aliada na prevenção ao suicídio

Publicado em 29/06/2021 às 11:03 por Editoria Movimento Saúde

Se encerra na próxima sexta-feira (2) o prazo de inscrições para o minicurso ‘O papel da Escola na prevenção e posvenção do suicídio’, voltado à profissionais da Educação – Professores, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Gestores Escolares, além de Estudantes e demais interessados no assunto.

Ministrado pela psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329), especialista em Psicologia da Saúde da Hospitalar e Saúde Mental, será realizado no dia 3 de julho (sábado), das 13 às 16 horas.

A especialista justifica que crianças e adolescentes não são imunes aos transtornos mentais, como se pensava. Portanto, assim como os adultos, eles estão sujeitos ao risco para o suicídio.

Suicídio entre adolescentes

Um Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2019, com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que no mundo é registrado um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Na faixa etária do perfil das vítimas estão pessoas entre 10 e 29 anos.

A OMS enfatiza que bons hábitos sociais e emocionais são importantes para o bem-estar mental, principalmente na adolescência, fase de transição para a vida adulta.

Nesse sentido, o objetivo do minicurso é de proporcionar, de forma geral, o entendimento sobre os conceitos de saúde mental na infância e adolescência, bem como os fatores de risco e proteção ao suicídio.

 

Tópicos do curso

O curso abordará temas como:

  • Saúde Mental na Infância e Adolescência;
  • Fatores de Risco e Proteção;
  • Pandemia é um fator de Risco?;
  • Notificação Obrigatória;
  • Prevenção e Posvenção ao suicídio.

Para se inscrever, clique aqui 

Sobre Gisele Texdorf Martins
A psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329) é graduada em Psicologia. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar. Especialização em Saúde Mental. Mestre em Teologia com ênfase em Administração e Cuidado Pastoral. Atua como professora em nível Superior, Pós-Graduação e cursos de Nível Técnico.
É graduanda em Pedagogia e em Formação em Tanatologia. 

Com experiência em saúde pública e privada, a psicóloga atua nas áreas de Transtornos Mentais, Prevenção e Posvenção do Suicídio, Primeiros Socorros Psicológicos, entre outros quadros de crise emocional, já tendo atuado em atendimento à Polícia Militar. 
A especialista atende também na Clínica Acolher, em Umuarama. 

 

Movimento Saúde

Foto: Rosi Rodrigues

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio