Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Dia 3 de julho - online

O papel da escola na prevenção e posvenção do suicídio

Publicado em 04/06/2021 às 17:31 por Editoria Movimento Saúde

Estão abertas as inscrições para o minicurso ‘O papel da Escola na prevenção e posvenção do suicídio’, voltado à profissionais da Educação – Professores, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Gestores Escolares, Capelães Escolares, Líderes de crianças, adolescentes e jovens, além de Estudantes e demais interessados no assunto. Será realizado no dia 3 de julho, das 13 às 16 horas. Até o dia 12 de junho, a inscrição custa apenas R$ 80 e pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão.

Saiba mais e inscreva-se no link                                                                                                                     

SOBRE O CURSO                                                                                                                                                                                    

O Minicurso será ministrado pela psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329), especialista em Psicologia da Saúde da Hospitalar e Saúde Mental. 

O conteúdo é dirigido para educadores de todos os níveis: do ensino fundamental ao superior. A profissional esclarece que crianças e adolescentes não são imunes aos transtornos mentais, como se pensava. Portanto, assim como os adultos, eles estão sujeitos ao risco para o suicídio. “O conteúdo visa ampliar o olhar do educador sobre o tema da prevenção e posvenção ao suicídio, para que assim, possa colaborar no enfrentamento desta grave problema social”, disse a especialista.

EIXOS TEMÁTICOS

  • O curso abordará temas como:
  • Saúde Mental na Infância e Adolescência;
  • Fatores de Risco e Proteção;
  • Pandemia é um fator de Risco?;
  • Notificação Obrigatória;
  • Prevenção e Posvenção ao suicídio.

O suicídio entre adolescentes

Um Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2019, com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que no mundo é registrado um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Na faixa etária do perfil das vítimas estão pessoas entre 10 e 29 anos.

A OMS enfatiza que bons hábitos sociais e emocionais são importantes para o bem-estar mental, principalmente na adolescência, fase de transição para a vida adulta.

Nesse sentido, o objetivo do curso ‘O papel da Escola na prevenção e posvenção do suicídio’ é de proporcionar, de forma geral, o entendimento sobre os conceitos de saúde mental na infância e adolescência, bem como os fatores de risco e proteção ao suicídio.

 

SOBRE A MINISTRANTE

A psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329) é graduada em Psicologia. Possui Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar e Especialização em Saúde Mental. É Mestre em Teologia com ênfase em Administração e Cuidado Pastoral. Atua como professora em nível Superior, Pós-Graduação e cursos de Nível Técnico.

É graduanda em Pedagogia e em Formação em Tanatologia.

Com experiência em saúde pública e privada, Gisele Texdorf Martins atua nas áreas de Transtornos Mentais, Prevenção e Posvenção do Suicídio, Primeiros Socorros Psicológicos, entre outros quadros de crise emocional, já tendo atuado em atendimento à Polícia Militar.

A especialista atende também na Clínica Acolher, em Umuarama.

Inscreva-se

Movimento Saúde

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio