Sábado, 16 de fevereiro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

O hábito de fazer o autoexame das mamas deve começar na puberdade

“Prevenção ao câncer de mama deve começar na puberdade”, afirma especialista

Publicado em 27/11/2018 às 16:04 por Rosi Rodrigues

De acordo com a médica Dra. Ana Maria A. Kato, que é especialista em Ginecologia e Obstetrícia (CRM/PR 10.682 / RQE 12.346 / TEGO 0077), “a prevenção ao câncer de mama deve começar na puberdade, assim que os seios começam a se formar”, disse em entrevista em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, comemorado em 27 de novembro.

Dra. Ana Kato é especialista em Ginecologia e Obstetrícia e atende pelo Cisa-Amerios “O hábito de fazer o autoexame pode começar em qualquer idade, o quanto antes melhor. Quando a mulher conhece o próprio corpo e observa as mudanças que nele ocorrem, mais fácil será identificar precocemente alterações nos seios, que podem ser ou não um câncer de mama ou outra doença”, disse a médica.

Além do aparecimento de nódulos nos seios, a Dra. Ana Maria Kato alerta para outros sintomas do câncer de mama. “Ao perceber alterações como: retração do mamilo, alteração na coloração ou forma do mamilo, alterações na pele da mama (efeito casca de laranja), vermelhidão, formação de crostas ou feridas na mama, coceira ou presença de um tipo de sulco, ou seja, um afundamento na mama, a mulher deve procurar um ginecologista o mais rápido possível”, destaca.

PREVENÇÃO

“A prevenção é ter hábitos saudáveis, fazer o autoexame todo mês e consultar o ginecologista pelo menos uma vez por ano para os exames preventivos”, recomenda a Dra. Ana. Segundo ela, nunca é tarde para começar a se cuidar, mas quando esses cuidados se iniciam junto com a vida sexual da mulher, se torna mais fácil identificar e tratar doenças.

Para a médica, alimentação saudável é alimentação equilibrada. “Tudo em excesso faz mal. Quanto mais natural, mais saudável são os hábitos alimentares”, diz.

Os excessos devem ser evitados, especialmente de sal, açúcar, embutidos e alimentos industrializados. Atividade física regular, beber bastante água e controlar os estresse, são dicas de ouro para quem quer ser saudável a vida toda.  

“Nem todo nódulo no seio é câncer de mama. O ideal é que a mulher procure o médico ao menor sinal de alteração”, alerta.

DRA. ANA MARIA KATO

A médica Dra. Ana Maria Kato integra a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá - MG Residência Médica em Ginecologia pelo Hospital Souza Aguiar - RJ Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO Qualificação em Colposcopia pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - (ABPTGI e Colposcopia)

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio