Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Cozinhar prego no feijão é bom para anemia?

Publicado em 04/08/2021 às 16:59 por Editoria Movimento Saúde

Quase todas as pessoas já experimentaram, ao longo da vida, aquela receita caseira dos tempos da vovó, que segue por gerações ajudando a curar mal estar, gripe, cólica e muitos outros males que a sabedoria popular faz perpetuar como verdade incontestável. E muitos fazem bem, é claro.  

Mas algumas dicas que as pessoas seguem, não passam de mitos. Uma delas é a de que cozinhar feijão com prego ajude a potencializar o ferro contido no alimento, e que isso seria bom para curar anemia. De acordo com a médica hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr (CRM 31164 – RQE 20051), da Associação Médica de Umuarama (AMU), isso não possui nenhum efeito e ainda pode fazer mal à saúde.

Ela argumenta que esse mito é facilmente desmentido. “O tipo de ferro que está presente no prego vai em pequena quantidade para o caldo do feijão, mas não é absorvido pelo nosso organismo”, esclarece. “Além disso, o prego possui outros elementos que podem provocar intoxicação química”, completa a médica.

Para aumentar os níveis de ferro no organismo, a orientação é consumir alimentos como a carne, em especial a vermelha, a gema de ovo, as leguminosas, tais como feijão e lentilha, os vegetais folhosos verde-escuro, como espinafre, rúcula, couve, além de frutas secas.

“Associar esses alimentos com outras fontes de vitamina C – laranja, limão, tangerina, acerola e abacaxi, por exemplo – ajudam na absorção do ferro”, enfatiza.

Anemia é um problema sério, que se resolve com ajuda médica. Na dúvida, procure um hematologista!

Dra. Aruana Legnani Mohr - hematologista

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio