Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Pneumologista alerta para agravamento de problemas respiratórios no inverno

Publicado em 23/07/2021 às 15:58 por Editoria Movimento Saúde

As previsões da meteorologia para o inverno deste ano no Paraná estão se confirmando: ondas de ar frio e tempo seco. De acordo com a médica pneumologista Dra. Alana Anne Kaneda Garcia (CRM 33746), essa combinação - ar frio e seco - pode trazer graves consequências à saúde, principalmente para quem já tem doenças respiratórias. 
“As pessoas que têm algum problema respiratório, asma, renite, ou outro problema, sofrem mais no inverno, porque a via aérea já tem uma hipersensibilidade, que pode se exacerbar com o tempo seco. Esses pacientes precisam ter maiores cuidados, utilizar as medicações de forma correta e também se hidratar bastante”, orienta a médica.
Normalmente, as pessoas não associam frio e tempo seco, e não tomam os devidos cuidados.  “O frio não deixa percebermos o quanto o tempo está seco, e muitas vezes negligenciamos. Consequentemente, a via aérea fica bem mais ressecada e pode sofrer mais com irritações, facilitando o acometimento de alergias e até infecções”, alerta a pneumologista. “É preciso considerar algumas alterações que o tempo seco traz à nossa saúde, principalmente para via aérea”, reforça.

Hidratação
De fato, os sintomas tendem a se agravar com as baixas temperaturas, mas com medidas simples é possível evitar maiores complicações durante a estação, como manter a hidratação.  “No inverno, sentimos menos sede, então acabamos ingerindo menos água. Por isso, é importante ter sempre por perto uma garrafinha com água, para manter-se hidratado”, destaca. 
Para manter a hidratação das vias aéreas, a médica indica lançar de mão de dispositivos com soro fisiológico. “Existem as formulações prontas para serem aplicadas, em forma de spray, ou pode usar uma seringa com soro fisiológico. É importante lembrar que a via aérea pode ser hidratada várias vezes no dia, quantas vezes forem necessárias”, ressalta Dra. Alana.

Vacinas
Para as infecções respiratórias, seja um resfriado simples ou outras infecções comuns no inverno, Dra. Alana recomenda que os pacientes procurem manter em dia a vacinação. “Vacina da gripe, de pneumonia são indicações que devem ser conversadas com o médico, para aumentar o nível de proteção”, pondera.

Ambiente ventilado
Outra tendência das pessoas em dias frios é ficarem mais reclusas e deixar os ambientes fechados, o que pode ser prejudicial à saúde respiratória. “Quando fechamos os ambientes não temos a circulação adequada do ar e isso prejudica ainda mais no ressecamento das vias aéreas. Por mais que esteja frio, escolha alguns períodos do dia em que esteja mais quente para deixar os ambientes ventilados”, aconselha a especialista.

 Dra. Alana Anne Kaneda Garcia - Pneumologista

SOBRE
A Dra. Alana é médica pneumologista e integra a equipe do Hospital Cemil de Umuarama no enfrentamento da Covid-19 e é pneumologista clínica no Instituto de Pneumologia e Geriatria de Umuarama.
Sabia mais – IPG no Facebook , IPG no Instagram e @alanakanedagarcia 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio