Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Gravidez: antes ou depois da cirurgia bariátrica?

Publicado em 19/07/2021 às 16:13 por Editoria Movimento Saúde

“Essa dúvida é comum e pensando no bem-estar materno e fetal, o recomendado é que a gravidez aconteça pós-bariátrica”, explica o médico cirurgião bariátrico Dr. Fábio Carvalho (CRM 17207). Segundo ele, a fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia, por isso a orientação para que haja uma espera de 18 a 24 meses após a cirurgia para que a mulher engravide.

“A anticoncepção é fundamental após a cirurgia, já que a perda de peso causa alterações no metabolismo dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual e a fertilidade pode estar aumentada. Outro fator que aumenta a chance de gravidez é a melhora da imagem corporal, devido à perda de peso, aumentando assim, o desejo sexual”, completa.

O cirurgião ressalta que o anticoncepcional oral pode não ser eficaz logo após a cirurgia de by pass, devido à diminuição da sua absorção. Já na cirurgia Sleeve isso não acontece. Por isso a importância de conversar com o ginecologista antes da bariátrica e definir o melhor método anticoncepcional.

Vitaminas

Outro ponto que requer atenção é a suplementação de vitaminas. Após a cirurgia bariátrica a absorção de substâncias pelo corpo não é mais tão eficaz, por isso, a suplementação é imprescindível. “O correto é que essa paciente continue com o acompanhamento de uma nutricionista para indicação de uma alimentação adequada e suplementos vitamínicos, além de vitaminas específicas para a gestação”, indica Dr. Fábio Carvalho.

Vale ressaltar ainda que durante a gestação, o acompanhamento do médico bariátrico, da equipe multidisciplinar e do obstetra são fundamentais para a saúde da gestante e do feto.  

Dr. Fábio Carvalho - Cirurgião Bariátrico

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio