Quarta-feira, 17 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

​​​​​​​Não é preciso esperar por sintomas para buscar a opinião e os cuidados de um urologista

Foto: Divulgação

Doenças urológicas variam nas diferentes fases da vida

Publicado em 22/12/2020 às 10:42

Especialista alerta que, independente da faixa etária, sexo ou histórico familiar, a consulta ao urologista é necessária diante de sintomas, mesmo os mais simples, para diagnosticar precocemente doenças ligadas a órgãos do trato urinário. Em entrevista à Revista AMU, o urologista Dr. André Ricardo Lopes Garcia detalha a importância do diagnóstico em cada fase da vida de homens e mulheres.

Urologia: segurança em todas as fases da vida

A urologia é uma especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos órgãos do trato urinário e genital de homens e mulheres (rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis, testículos). A procura pelo urologista pode se fazer necessária em todas as idades, sendo que a incidência de determinadas patologias acabam variando nas diferentes fases da vida.

Nas crianças, as malformações urogenitais (principalmente uretra, pênis e testículos) devem ser tratadas por um urologista, em serviço de referência, devido à complexidade desses casos. Infecções urinárias de repetição podem ser o primeiro sinal dessas malformações, que também podem estar relacionadas ao mau funcionamento da bexiga. “A fimose também merece destaque nessa faixa etária, pois sua correção com o tratamento cirúrgico, chamada de postectomia, diminui comprovadamente as chances de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, informa o urologista, Dr. André Ricardo Lopes Garcia. 

Ele relata que no adolescente e no adulto jovem, patologias como a dilatação das veias testiculares, chamada de varicocele, pode trazer consequências irreversíveis na vida reprodutiva desses pacientes. “É nesse grupo também que cresce a necessidade de orientação da higiene, prevenção de DSTs e gravidez devido ao início da vida sexual. O conhecimento do corpo é importante para se observar alterações precoces”, alerta.

Segundo o médico urologista, nódulos ou endurecimento do testículo podem estar relacionados ao câncer de testículo, que tem maior incidência justamente entre os 15 e 35 anos. “É também nesse período que os cálculos renais começam a surgir e, quando não acompanhados pelo especialista, poderá resultar em prejuízos irreparáveis aos rins e à saúde como um todo, comenta.

Nos adultos a partir dos 50 anos e nos idosos as preocupações começam a ficar depositadas no aumento da incidência dos tumores. De acordo com o Dr. André, exceto no tumor de bexiga, em que o sangramento urinário pode aparecer de maneira precoce, os demais, como os de rim e próstata, são assintomáticos, aumentando ainda mais a importância de consultas periódicas ao urologista.

De olho

Na mulher, as infecções urinárias de repetição estão relacionadas aos hábitos de vida e à menopausa; nos homens, ao crescimento benigno da próstata. “É esse crescimento o responsável pelas queixas urinárias do homem na terceira idade, jato urinário fraco, retenção urinária com necessidade do uso de sonda vesical e tratamento apropriado. Não podemos esquecer também as queixas relacionadas à impotência sexual e a queda da testosterona”, pontua.

Consultas de rotina ao médico urologista podem garantir mais qualidade de vida para homens e mulheres, como indica Dr. André. Ricardo Lopes Garcia. “A urologia apresenta um papel importante nas mais variadas fases da vida, sendo que uma consulta de rotina está indicada independentemente de o paciente apresentar sintomas. O seguimento periódico não resulta apenas na melhora no hábito urinário e sexual, mas sim na qualidade de vida como um todo, além de o paciente receber orientações, prevenções e poder fazer um tratamento precoce”, finaliza.

Dr. André Ricardo Lopes Garcia - Urologia e Cirurgia Geral - CRM: 25770

A reportagem foi publicada na 3ª edição da revista da Associação Médica de Umuarama.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio