Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

O médico urologista Dr, Italo Fioravanti Júnior falou sobre a saúde do homem

Foto: Rosi Rodrigues

Hospital abre as portas para falar de saúde e prevenção com a comunidade 

Publicado em 30/08/2017 às 08:00 por Rosi Rodrigues

“Mais do que curar pessoas, o papel primordial de um hospital é promover a saúde”, disse o médico Dr. Guilherme Schimitt, diretor do Hospital Cemil. Ele abriu a noite de palestras no Auditório Hyzo Gondeberto, na noite de terça-feira (29), em alusão a Campanha Agosto Azul, do Ministério da Saúde.

Participaram lideranças regionais, vereadores, secretários municipais, representantes de conselhos comunitários, presidentes de bairros, funcionários e colaboradores. O objetivo da diretoria da Associação Beneficente São Francisco de Assis, gestora do Hospital Cemil é promover a interação com a comunidade.

“Para contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da comunidade, abrimos as portas do Cemil para o debate e o conhecimento. Também estamos à disposição das nossas entidades e associações para levar ações informativas e de prevenção até nossa população”, ressaltou o Dr. Guilherme. 

PALESTRAS

As palestras foram programadas para fazer os convidados refletirem sobre a necessidade de adotar medidas preventivas em seu cotidiano. A campanha Agosto Azul tem como tema a valorização da paternidade e, nada melhor do que ter saúde e alegria para curtir os filhos.

O médico urologista, Dr. Italo Fioravante Júnior, foi convidado a falar sobre a saúde do homem e como chegar saudável à maturidade. Ele também respondeu perguntas da plateia. 

“Precisamos mudar essa cultura que existe entre os homens de ir ao médico ou ao hospital somente quando estamos doentes. Fazer exames preventivos deve estar na rotina de todos. Uma doença grave como o câncer de próstata, tem muito mais chances de ser curada e de o indivíduo levar uma vida perfeitamente normal depois do tratamento se for descoberta precocemente”, disse.

Segundo o urologista esse tipo de câncer é uma doença silenciosa, com poucos sintomas. Quem tem casos na família, deve começar a fazer os exames preventivos o mais cedo possível.

Exercícios físicos frequentes e uma alimentação balanceada ajudam a prolongar a vida e afastar o risco de doenças.

Aquele futebol no final de semana, como única atividade física pode ser até perigoso para o organismo, especialmente se combinado com cerveja e churrasco no final da partida. O ideal é realizar atividades frequentemente, entre 3 e 5 vezes por semana, mesmo que moderadamente”, destacou.

Churrasco & Cerveja: combinação perfeita ou perigosa?

O tema da palestra da nutricionista chefe do Hospital Cemil, Simone de F. Matera Hirosi abordou um dos assuntos preferidos dos homens.

A boa notícia é que a combinação Churrasco e Cerveja pode fazer bem, se preparada do jeito certo e consumida com moderação. 

“As carnes vermelhas são ricas em proteínas essenciais ao nosso organismo. O ponto da carne assada na brasa é importante. Não deve ser crua e nem passada demais. Quando torrada pode conter substâncias cancerígenas e ser prejudicial à saúde. Outra dica é preferir carnes magras e utilizar churrasqueiras elétricas”, destacou.

A cerveja contém antioxidantes que ajudam na digestão da carne.

“A recomendação é não ultrapassar os 700ml para homens e 350ml para as mulheres, uma ou duas vezes por semana, no máximo. Além de alcoólica, a cerveja é altamente calórica e seu consumo diário não é recomendado. O ideal é preferir a cerveja sem álcool”, disse.

A nutricionista deu dicas de como deixar o churrasco mais saudável, como: temperar a carne na hora, cuidar do ponto e adicionar legumes e verduras à refeição.

Presenças ilustres

O prefeito Celso Pozzobom foi representado pela Secretária de Assistência Social Graziella Gomes de Freitas.

Também participaram: a presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Maria Ornelas, o vereador Noel do Pão, o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, Major Agnaldo Letrinta, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata,  a coordenadora do SAMU Noroeste, Joseany Camozzato e o representante do NEP - Núcleo de ensino e Pesquisa continuada do SAMU NOROESTE, Wagner Galdino, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, CISA Amerios, 12ª Regional de Saúde, presidentes de Conselhos Comunitários e de bairros, além de funcionários e colaboradores da Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil.     

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio