Segunda-feira, 21 de setembro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Evento é gratuito e acontece no Centro Cultural Schubert

Foto: Divulgação

‘Psicose 4h48’ nesta quarta-feira,

Publicado em 03/06/2019 às 10:11 por Rosi Rodrigues

Na próxima quarta-feira (05) o Centro Cultura Schubert recebe a peça ‘Psicoce 4h48’, da Cia.Stavis-Damaceno. O evento acontece às 20h e a entrada é gratuita.

Além de Umuarama também receberão a peça as cidades de Campo Mourão e Paranavaí, na região noroeste. O projeto faz parte do Programa Estadual de fomento e incentivo à cultura (Profice) e tem apoio da Copel.

Psicose 4h48 é último texto da inglesa Sarah Kane e discorre sobre depressão psicótica e o que acontece à mente de uma pessoa quando desaparecem por completo as barreiras que distinguem a realidade das diversas formas de imaginação.  A montagem estreou em 2004 em Curitiba, rendeu a Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul de melhor atriz do ano e, desde sua estreia, atingiu mais de 25 mil espectadores.

Sarah Kane se tornou conhecida pelo modo como a sua carreira começou, com a extraordinária polêmica que provocou sua peça de estréia, Blasted, e pelo modo como terminou: com seu suicídio e a encenação póstuma de sua quinta e última peça, Psicose 4h48.

Discorrendo sobre a doença e suas diversas consequências – em caso extremo, o suicídio – a peça apresenta um texto fragmentado, não linear, permeando entre o dramático, o lírico e o narrativo. “A peça se passa mais na mente da protagonista do que no consultório psiquiátrico que remete a cenografia. E isso influi nessa linguagem de devaneios que buscamos dar à encenação”.

O trabalho foi desenvolvido priorizando o tratamento do texto nas vozes dos atores como forma de não espetacularizar o tema, focando a atenção no texto da Sarah Kane e na atuação da Rosana Stavis, ganhadora do Troféu Gralha Azul por esta atuação e freqüentemente apontada pela crítica especializada e profissionais diversos como uma das melhores atrizes do teatro brasileiro na atualidade. 

 SERVIÇO: UMUARAMA

Centro Cultural Vera Schubert

(Avenida Rio Branco, 3633)

05 de junho às 20h e 06 de junho às 16 e às 20h- ENTRADA FRANCA

Fonte: O Bendito

 

 
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio