Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos e outros profissionais participaram do encontro

Foto: Movimento Saúde

Profissionais do Cisa-Amerios recebem treinamento para incentivar amamentação

Publicado em 20/06/2018 às 12:00 por Rosi Rodrigues

O CISA-AMERIOS (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios) está em plena campanha para incentivar a amamentação e a doação de leite materno. O Workshop “Amamentação, alicerce da vida”, realizado na tarde de terça-feira (19) reuniu enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais de saúde dos municípios consorciados para estudar e debater o tema.

“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança em amplo sentido.  A amamentação é boa para a criança e também para a mãe, ajuda a prevenir doenças e reforça os laços familiares”, disse o coordenador do Cisa-Amerios, Nilson Manduca. Segundo ele, o treinamento e a formação dos profissionais do Consórcio é contínua.

A enfermeira obstetra Sonia Terezinha Gazin da Maternidade Norospar e do Centro Mãe Paranaense – parceiros do Cisa-Amerios, proferiu a primeira palestra. Ela demonstrou como é a pega correta da mama e posições que podem ajudar as mamães na hora de amamentar.

“Repassem isso para as gestantes e mamães dos seus municípios” – aconselhou a obstetra. Segundo ela, “muitas mulheres desistem da amamentação por terem dificuldades com posição correta para oferecer os seios à criança. O bebê tem dificuldades para mamar e elas acreditarem que seus filhos não estão se alimentando direito”.

A odontopediatra Drª Luciana Augusto Caetano Ribeiro, dentista pediatra do Centro de Especialidades Odontológicas do CISA/Amerios destacou em sua palestra que, mesmo o recém-nascido não tendo dentes, a higiene bucal é fundamental para sua saúde e pode prevenir uma série de doenças e complicações.  Ela orientou os profissionais sobre as manobras corretas para a higiene bucal dos bebês.

A palestra da fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino foi sobre os aspectos fisiológicos da amamentação e de que modo ela colabora para o bom desenvolvimento dos músculos da fala e da respiração. “A sucção, deglutição e respiração durante a amamentação são funções importantes para a fala. Esses fatores vão influenciar no desenvolvimento da articulação da boca e, consequentemente, na forma como a criança irá pronunciar as palavras”, destacou.

A psicóloga Cintia Daiane Schirmer falou da afetividade entre mãe e filho. Segundo ela, a mama é uma das primeiras coisas que a criança reconhece depois que nasce e, a partir daí, aos poucos vai se familiarizando com o mundo exterior.

 

Doe leite materno

A fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro da Maternidade Norospar e do Centro Mãe Paranaense encerrou o ciclo de palestras com o tema:  “Incentivo a Doação de Aleitamento Materno”. Segundo ela, o Banco de Leite Humano da Maternidade Norospar é o único da região e referência para todos os municípios do Cisa-Amerios.

Com o apoio da enfermeira obstetra Sonia Terezinha Gazin, a fonoaudióloga demonstrou os procedimentos corretos para a coleta do leite materno e como armazenar e enviar o alimento tão precioso até o Banco de Leite. De Umuarama o material é enviado à Cascavel, onde é pasteurizado e devolvido à maternidade de Umuarama, para ser usado como alimentos dos bebês prematuros da UTI Neonatal. 

Os participantes do evento receberam Kits para a coleta de leite materno. “Cada doação é importante e fazemos de tudo para que o leite coletado nos municípios do Cisa-Amerios chegue até a maternidade”, destacou Daiane. 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio