Sábado, 17 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Com presença do Ministro da Saúde, UNIPAR dá início ao Curso de Medicina

Publicado em 10/03/2018 às 11:00 por Rosi Rodrigues

O Ministro da Saúde Ricardo Barros esteve em Umuarama na sexta-feira (9) e participou inauguração do Centro de Simulação em Saúde – Laboratório de Medicina ‘Dr. José de Oliveira’, nome dado em homenagem ao advogado que foi um dos fundadores da APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura), entidade mantenedora da Universidade Paranaense – UNIPAR.

Abrindo simbolicamente as atividades do Curso de Medicina, Barros proferiu uma aula magna para professores e acadêmicos de vários cursos da área de saúde da Unipar. As aulas da primeira turma de Medicina começam oficialmente na segunda-feira (12).

O ministro encorajou os novos acadêmicos a persistirem e falou da necessidade de mais profissionais de saúde no Brasil. Barros também apresentou dados com informações otimistas sobre a atual situação da saúde pública. Segundo ele, o trabalho do Ministério da Saúde tem sido em função de ampliar e melhorar o atendimento em todo o país.

PIONEIRISMO

A pioneira e vice-reitora da Unipar, Neiva Pavan Garcia, lembrou durante o evento da parceria de mais de 56 anos entre famílias Garcia e Oliveira na construção da Unipar. Para ela é justa e digna a homenagem ao saudoso José de Oliveira, que faleceu no ano passado e foi um dos pilares daquela universidade.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia disse que o Curso de Medicina sempre foi um sonho das duas famílias. “E uma grande conquista, mas resta ainda um longo caminho a percorrer. A Unipar busca sempre a formação de novos profissionais para atender a sociedade com qualidade em todas as áreas onde atuamos”, disse.

Garcia agradeceu a visita e o apoio do Ministro Ricardo Barros e apresentou as salas de aula e procedimentos de alta tecnologia, adquiridos pela Unipar e que serão utilizados por acadêmicos do Curso de Medicina e também de outros cursos da área da saúde.

Participaram da inauguração, a viúva de José de Oliveira, Dona Odethe Alves de Oliveira, acompanhada das filhas Regina, Maria do Carmo, Maria Dalva, do filho José de Oliveira Filho.

O deputado federal Osmar Serraglio, o deputado estadual Claudio Palozi, o prefeito de Umuarama Celso Pozzobom, o presidente da Amerios e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, a presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Maria Ornelas, outros vereadores e diretores da Unipar também participaram do evento.

ALTA TECNOLOGIA 

Centro de Simulação em Saúde (CSS) é composto por consultórios (ala de consultas básicas em atenção primária e especialidades), ambientes que simulam um hospital (com setores que representam quarto, bloco cirúrgico e UTI, entre outros) e salas de estudos.

No CSS, vários bonecos simulam pacientes hospitalizados: ligados à internet, esses ‘pacientes’ demonstram várias doenças, para que o estudante de Medicina elabore diagnóstico e condutas de tratamento. Os bonecos, que são importados, são a última geração no ensino da Medicina.

O Curso de Medicina da Unipar é uma conquista de Umuarama. São parceiros da Unipar a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura e os hospitais de Umuarama – Norospar, Nossa Senhora Aparecida, Cemil e Uopeccan – e o Hospital Municipal de Cruzeiro do Oeste. Todos investiram para se adequar às exigências do Ministério da Educação, já que irão receber acadêmicos para estágio.

      

PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO, CLIQUE NO LINK : https://www.facebook.com/pg/movimentosaudeumuarama/photos/?tab=album&album_id=1710064035720221    

FOTOS: Rosi Rodrigues / Movimento Saúde 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio