Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
Neste sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças, Umuarama recebe um importante projeto social de orientação à saúde ocular infantil. Idealizada pelos médicos Dr. Augusto Legnani e Dr. Paulo Igor Rauen, sócios do Hospital Oftalmológico OftaVitta, a iniciativa vai atender cerca de 200 crianças de 4 e 5 anos dos CMEI's de Umuarama - PR. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a Universidade Paranaense (UNIPAR) e a Ótica Ponto de Visão, serão realizadas consultas oftalmológicas gratuitas, essenciais para identificar precocemente problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e outras doenças.
As crianças foram previamente cadastradas pelos pais e responsáveis, através dos CMEI´s onde estudam. “A detecção precoce de problemas visuais faz toda a diferença no aprendizado das crianças. Nossa ideia é garantir que eles tenham um desenvolvimento saudável, sem que a falta de recursos seja uma barreira para isso”, explica o Dr. Paulo Igor Rauen. As consultas serão realizadas no Hospital OftaVitta, na Avenida Celso Garcia Cid, com início às 8h30. As crianças serão atendidas individualmente, evitando aglomerações e garantindo um acompanhamento cuidadoso.
Os exames serão conduzidos pelos acadêmicos da Liga de Oftalmologia da UNIPAR junto com os médicos do Hospital Ofta Vitta. Crianças que apresentarem necessidade de tratamento adicional serão encaminhadas para atendimento especializado. A Ótica Ponto de Visão irá doar os óculos para aqueles diagnosticados com necessidade de correção ocular.
Saúde e Diversão para as Crianças
Além das consultas, o projeto promete um dia de diversão para as crianças e suas famílias. Brinquedos infláveis estarão à disposição no entorno do Hospital OftaVitta, graças à parceria com o Curso de Educação Física da UNIPAR que está organizando diversas atividades recreativas. “Queremos que as crianças sintam que esse é um dia especial, em que, além de cuidarmos da saúde ocular delas, ofereçamos momentos de alegria e integração com suas famílias”, comenta Dr. Augusto Legnani.
Os pais e responsáveis são orientados a levar documentos pessoais das crianças para facilitar o cadastro no dia do evento. A inscrição de todas as crianças foi realizada através de um cadastro eletrônico, garantindo que todos estejam cientes do cronograma e das orientações para o atendimento.
Impacto e Expectativas
O projeto não busca apenas atender às necessidades de saúde ocular de crianças de Umuarama, mas também reforça a importância de ações comunitárias. “Iniciativas como essas nos permitem estreitar a relação entre o hospital, as universidades e a comunidade, e garantir que a saúde ocular chegue a quem mais precisa. Esperamos que esse projeto inspire outras ações de cuidado e solidariedade, especialmente com os mais pequenos”, completa Dr. Paulo Igor Rauen.
Este evento marca a primeira edição de um projeto que os organizadores pretendem realizar duas vezes ao ano, incluindo uma nova data em 7 de maio, o Dia do Oftalmologista. O impacto esperado vai além do diagnóstico inicial: “Queremos que essas crianças tenham um acompanhamento contínuo, que as ajudem a enfrentar os desafios da escola e da vida com uma visão saudável e oportunidades de desenvolvimento”, destaca Dr. Augusto Legnani.
Para mais informações sobre o evento, a comunidade pode entrar em contato com o Hospital Oftalmológico OftaVitta pelo telefone (44) 3361-3464.
A ação, além de oferecer atendimento especializado, busca criar um ambiente acolhedor, onde cuidado e diversão caminham lado a lado em uma data tão especial.
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente