Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 Login
Centenas de profissionais de saúde de Umuarama e região se reuniram na tarde da última sexta-feira (24), no Centro de Eventos Alexandre Ceranto para participar do evento: “Pequenas ações, grandes impactos”, em alusão ao Novembro Roxo – mês de conscientização e prevenção da prematuridade.
O evento foi realizado pela 12ª Regional de Saúde, em parceria com o Hospital Norospar, Prefeitura de Umuarama, Cisa-Amerios e prefeituras da região.
Representantes da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital Norospar apresentaram ações e resultados do enfrentamento e prevenção da prematuridade, que é a maior causa da mortalidade infantil em todo o mundo.
De acordo com a gerente administrativa da Norospar, Eliane Trentini, a instituição tem atuado efetivamente no atendimento à gestação de alto risco, prevenindo e enfrentando a prematuridade em todas as frases. Ela destacou a importância das equipes multidisciplinares da Norospar nos resultados alcançados, como a Maternidade, UTI Neonatal e Centro Mãe Paranaense que trabalham em conjunto.
“Atuamos em todas as frentes, com infraestrutura, equipamentos e profissionais altamente qualificados e conseguimos avanços importantes. Com o apoio de todos vocês, trabalhando a prevenção da prematuridade cada vez mais na Atenção Primária, vamos avançar muito mais”, disse.
Eliane agradeceu o apoio da chefe da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira e parabenizou a todos pela organização do evento. Cumprimentou também o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, o secretário de saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza, a representante do CRESEMS 12ª Região de Saúde, Aletheia Patricia Busch e o prefeito de Perobal e presidente do Cisa-Amerios, Almir de Almeida, que também fizeram parte da mesa de honra e discursaram na abertura do evento.
A tarde foi de apresentações e palestras. A abertura foi realizada pela chefe da 12ª Regional de Saúde Viviane Herreira, que apresentou o “Panorama da mortalidade materno-infantil na 12ª Regional de Saúde”, seguida das palestras: “Prevenção do trabalho de parto prematuro”, com a médica Dra. Ceres Giacometti, ginecologista e obstetra da Norospar; “As sequelas da prematuridade”, com a Dra. Maria Luiza Mees também da equipe da Norospar; e, “Importância da assistência de enfermagem no pré-natal da APS”, com a enfermeira Daysi Ribeiro.
Durante o evento foram arrecadas fraldas descartáveis que serão doadas aos bebês internados na UTI Neonatal da Norospar.
DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE
Bebê que nasceu com 32 semanas de gestação recebe alta no Dia Mundial da Prematuridade