Segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 Login
Mais de 130 exames preventivos, como glicemia e aferição de pressão foram realizados durante a Parada da Saúde, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), até o meio dia, em frente ao Hospital Norospar.
O evento havia sido agendado inicialmente para o dia 27 de setembro e foi adiado para hoje devido às fortes chuvas. Com o tempo bom, muita gente compareceu.
A Parada da Saúde marcou o encerramento oficial da Campanha Setembro Verde, realizada todos os anos pela CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital NOROSOPAR, para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos - em 27 de setembro.
Durante todo o mês, foram realizadas ações e campanhas internas e externas para esclarecer e incentivar a doação de órgãos.
“Nosso sentimento é de dever cumprido. Foi uma manhã produtiva, de prestação de serviços e de atendimento à população, onde foi possível esclarecer muitas dúvidas. Algumas pessoas que abordamos jamais haviam sequer pensado sobre a doação de órgãos ou falado sobre isso com a família. Elas voltaram para casa com essa reflexão para compartilhar. ”, disse a enfermeira Danusa Goin, coordenadora da CIHDOTT.
Foi o caso da Dona Francisca da Silva Galvassi. “Nunca falei sobre isso com ninguém e nem imaginava a importância da doação de órgãos. Vou conversar com toda a minha família e procurar saber a opinião de cada um. Entendi que a doação de órgãos é uma forma de continuar a vida e também de dar a oportunidade para pessoas que precisam desses órgãos para continuar vivendo”, disse.
A Dona Francisca ficou muito interessada e quis saber todos os detalhes de como funciona a doação de órgãos. Ela também aproveitou para fazer os exames gratuitos. “Todas as pessoas precisam ter consciência de como uma doação de órgãos pode fazer a diferença. Vocês todos estão de parabéns por tudo isso aqui”, disse a senhora, que foi embora levando panfletos com orientações para toda a sua família.
AGRADECIMENTOS
A enfermeira Danusa agradeceu a todos que participaram e contribuíram com as ações do Setembro Verde, especialmente aos colaboradores da Norospar, estudantes do Curso de Enfermagem da Unipar e aos demais membros da CIHDOTT da Norospar: Thais Godinho – assistente social; Dr. Mauro Jardim – médico; Dra. Ana Carolina Lopes – médica; e Luanna Nunes – psicóloga.
“Todos se dedicaram e contribuíram para esta campanha e é essa entrega que faz a diferença nos nossos resultados”, ressaltou.
A enfermeira também agradeceu aos parceiros da campanha, que colaboraram com a confecção de camisetas, faixas, banners ou doando brindes, as empresas: Umaflex, Unimed Noroeste do Paraná, Restaurante Kaskata, A Consignação Móveis Novos e Usados e LF Modas.
SORTEIO
Para fechar com Chave de Ouro a Campanha Setembro Verde a CIHDOTT do Hospital Norospar realizou uma confraternização com colaboradores, na tarde desta quarta-feira (5). Camisetas e brindes arrecadados durante a Campanha foram sorteados entre os colaboradores. O sorteio foi eletrônico e todos os funcionários da instituição fizeram parte.
Confira a lista de ganhadores:
Camisetas: Rosenilda Fiaux, Ana Frank, Odair Celine, Elaine C. Landim e Franciele Sanavio. Painel para TV: Luciane Costa. Colchão: Elisangela Ishizuka.
Parabéns aos ganhadores e a todos que participaram.
Confira outras atividades:
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente