Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
Em Umuarama, o mês mais significativo do universo da amamentação – Agosto Dourado – vai terminar com a realização de um ‘Mamaço’, na Praça Hênio Romagnoli, no dia 27 de agosto, a partir das 9 horas da manhã. A realização é da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Norospar, através do Banco de Leite Humano - BLH e da Maternidade Norospar.
Mulheres que amamentam, gestantes, doulas, profissionais de saúde, empresas públicas e privadas e toda a comunidade estão sendo convidados para apoiar e participar do evento.
De acordo com a coordenadora do BLH Norospar, Daiane Ribeiro, o objetivo do Mamaço é unir as mães que amamentam enquanto compartilham com as outras pessoas presentes. “É uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre mães e filhos. Esse apoio e incentivos também são oferecidos às gestantes, que estão se preparando para a amamentação. O objetivo é ajudar a quebrar tabus e promover a amamentação como algo natural”.
A expressão “Mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional, que originou depois, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Aqui no Brasil o Mamaço teve origem em março de 2011, depois que uma mãe foi impedida de amamentar o filho em uma instituição cultural de São Paulo. Em maio daquele ano, dezenas de mães protestaram no espaço de forma silenciosa, amamentando seus filhos, e foram acolhidas pela própria instituição.
A amamentação é um direito garantido pela legislação brasileira. Segundo a Lei nº 8.069/90 (ECA), “é assegurado a lactante o direito de amamentar em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática”.
Em 2017, foi sancionada a Lei Federal 13.435, instituindo o “Agosto Dourado”, em alusão ao Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, e à SMAM (Semana Mundial do Aleitamento Materno), que vai de 1 a 7 de agosto. O período simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
O incentivo à amamentação é um trabalho diário realizado pelo Hospital Norospar que ganha destaque no mês de agosto. “Eventos, palestras e ações com o objetivo de divulgar e fortalecer a amamentação entre as lactantes, gestantes e também toda a comunidade estão sendo realizados”, destacou Daiane.
PROGRAMAÇÃO
O Mamaço está programado para começar às 9 da manhã, do dia 27 de agosto – último sábado do mês. “Será um evento de partilha, onde vamos compartilhar histórias e experiências em uma grande confraternização. Teremos atividades, como a dança circular com a instrutora Bruna Rabelo, dinâmicas de grupo, brindes para as participantes e muito mais”, contou a enfermeira Amanda Vasques, coordenadora da Maternidade Norospar.
A equipe toda está empenhada na divulgação e realização do evento e na busca de apoio. “Estamos buscando o apoio da imprensa na divulgação, dos profissionais de saúde e doulas, de empresas e organizações que queiram incentivar a amamentação e, é claro, uma grande participação das mamães e gestantes, que são a motivação do evento”, destacou Amanda.
SAIBA MAIS E PARTICIPE
Para saber mais sobre o Mamaço ou apoiar o evento, entre em contato através do telefone (44) 3621-1299 em horário comercial ou das redes sociais @blhnorospar e @norosparmaternoinfantil
___________
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
NOROSPAR
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente