Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Foto: CRM-PR

Presidente do CRM-PR faz retrospectiva do segundo ano da Pandemia de Covid-19

Publicado em 04/01/2022 às 17:45 por Editoria Movimento Saúde

O ano de 2021 chega ao fim ainda sob aflição ante aos efeitos da pandemia, mas numa condição entendida como menos alarmante do que a exibida pelos indicadores estatísticos sombrios ao término de 2020. Avanços na ciência, a vacina e novos aprendizados projetam cenário mais otimista para 2022 e, ao mesmo tempo, menos desgastante a todos os profissionais engajados no enfrentamento da Covid-19 e, também, à própria sociedade ante incertezas construídas. Afinal, mais de 10% da população brasileira foram alcançados pela contaminação, com saldo trágico de quase 617 mil óbitos nestes 21 meses, sendo mais de 40 mil no Paraná.

Ao fazer retrospectiva do ano que termina, o Conselho Regional de Medicina do Paraná tem em primeiro lugar que destacar o protagonismo do médico no combate à pandemia, não deixando nenhuma dúvida sobre o quanto foi importante o seu papel para que melhores horizontes fossem traçados. Isto é, não hesitando em expor a própria vida para cumprir com valentia o seu mister. Levantamento recente indica que aproximadamente uma centena de profissionais da Medicina perdeu a vida em decorrência de complicações pelo novo coronavírus, sendo que aproximadamente 2 mil tiveram a confirmação da doença. Destes, pelo menos 15% ainda sofrem os seus efeitos.

Ao prestar homenagem a todos esses heróis, em especial à memória dos que ficaram pelo caminho da difícil travessia, o CRM-PR tem a reiterar que tem empreendido todos os esforços, no alcance de suas competências legais, para possibilitar ao profissional médico os melhores meios para cumprir a sua missão. E isto se faz desde as fiscalizações para a boa prática da Medicina, inclusive nos quesitos de segurança e condições de trabalho, até ações visando atualização de conhecimento e a harmonia de propósitos com as sociedades de especialidade, demais entidades médicas e de serviços de saúde e gestores públicos, sempre primando pelos interesses maiores da sociedade. Neste porém, o apoio e a observância das recomendações sanitárias em tempos pandêmicos. Há de serem ressaltadas, ainda, as mobilizações visando assegurar a imunização dos profissionais de saúde com brevidade e prioridade, contra tentativas de flexibilização do Revalida e de se impor onerações tributárias aos médicos e para se assegurar o abastecimento de materiais, insumos e fármacos nos serviços assistenciais em meio à alta demanda.

As ferramentas tecnológicas cumpriram importante papel neste processo de busca de soluções para enfrentar as adversidades, facilitando a vida do médico em prol de benefício maior à sociedade. Do sistema de emissão de receitas, pedidos de exames e atestados, integrado ao Portal de Serviços, e lançado ainda em abril de 2020, vieram outras inovações, como a declaração de comorbidades, útil ao processo de imunização e que já possibilitou mais de 122 mil documentos. É de se observar que o total de documentos emitidos em telemedicina já se aproxima de 2,3 milhões. Incluem 1,369 milhão de receitas, 554 mil exames e 247,3 mil atestados. Tudo isso evitando deslocamentos, gerando economia de tempo e custos tanto para quem presta e para quem recebe o serviço.

Dr. Pedro Salviano, homenagem in memoriam.No Programa de Educação Médica Continuada, foram 164 eventos e um total de 348 horas de aula no decorrer de 2021. Dos 25.155 participantes, nada menos do que 24.897 (ou praticamente 99%) assistiram aos cursos e palestras pela web, o que significa estar em qualquer lugar do mundo e poder participar das atividades de atualização de conhecimento. Assim, ao fechar o décimo ano do programa, o CRM-PR contabiliza 1.117 eventos, 2.431 horas/aula e 115.686 participações, números que não deixam dúvida sobre o alcance e benefício. Dos 518 vídeos disponibilizados pelo Conselho no canal do YouTube, 445 deles são da EMC.

O Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep) realizou nada menos do que 1.994 ações até o início da segunda quinzena de dezembro, aproximando-se do índice alcançado no exercício anterior, que foi de 2.144. Ao mesmo tempo, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) recebeu 169 denúncias. Na área judicante, a Corregedoria contabiliza 193 processos éticos e mais de 690 sindicâncias concluídas, além de ter recebido no período 474 denúncias e 37 consultas éticas. Somem-se a isso mais 104 sessões plenárias de análise de sindicâncias e outras 192 plenárias de julgamentos. O total de reuniões de diretoria no ano chegou a 58, tendo ainda mais 53 plenárias. Foram realizadas ainda sete plenárias temáticas.

Dr. Athauer Nogueira da Costa.O CRM-PR chegou ao dia 23 de dezembro com um total de 32.239 médicos ativos, aumento superior a 1,5 mil em relação a 2020. Em 2015, o quadro de ativos era de 22.682. O número de profissionais inscritos no Conselho, desde a sua criação, chega a 48.358 (até 11h de 30/12/2021). As pessoas jurídicas de serviços de saúde já somam 13.360. O valor da anuidade foi mantido sem aumento pelo segundo ano consecutivo. Além disto, é possível obter desconto para pagamento à vista, obter parcelamento em até cinco vezes e requerer desconto de 80% na anuidade de PJ, desde que atendidos os critérios. E além de todos os serviços gratuitos que o Conselho propicia, agora também é possível solicitar a certificação digital, em mais uma importante iniciativa de desoneração do profissional.

No decorrer de 2021, o CRM-PR deu sequência ao seu processo de expansão representativa, procurando dar voz crescente às municipalidades e, assim, detectar dificuldades, oferecer mais segurança e qualidade no exercício da atividade e valorizar os profissionais. As representações virtuais vêm cumprindo importante papel neste processo, estando presentes em praticamente ¼ das cidades do Estado. Com a desinstalação das sedes físicas de Ponta Grossa, Guarapuava e Umuarama, o Conselho mantém suas unidades para atendimento presencial em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco, além da Sede de Curitiba, sem prejuízo às necessidades dos médicos, eis que a grande maioria dos serviços hoje tem a facilidade do acesso pelo meio eletrônico. Nada menos do que 95,54% dos médicos ativos usam os serviços web. Das PJs, o índice é ainda maior: 98,69%.

Pediatra Luci Pfeiffer recebeu Medalha de Lucas por seu trabalho médico-social.As muitas iniciativas inovadoras e exitosas do Conselho de Medicina do Paraná, realizadas sob o absoluto rigor da transparência, têm sido compartilhadas no âmbito dos demais regionais, contribuindo assim, de modo geral, com a Medicina Brasileira. No decorrer de 2021, o CFM realizou reunião presencial em Curitiba e realçou a condição do Paraná enquanto modelo exemplar no cumprimento de suas funções e otimização dos recursos. Outros Conselhos Regionais, em reuniões virtuais ou presenciais, buscaram conhecer um pouco mais das experiências empreendidas, como no campo da educação médica e ética continuadas, na expansão representativa sem ônus e no uso de possibilidades tecnológicas, como o portal de serviços, validador de receitas e realização de audiências e julgamentos virtuais.

Ao longo do ano, ainda, o CRM-PR foi intenso no combate ao exercício ilegal da profissão ou da invasão das competências médicas por outras profissões, em contrariedade ao que preceitua a lei (confira AQUI decisões judiciais). Também se manteve atento à questão da segurança dos profissionais, denunciando casos de violência, e deu continuidade ao mecanismo de alertas aos médicos e à sociedade, contribuindo assim para importantes decisões individuais e coletivas, em especial associadas ao período pandêmico. Quase meia centena de alertas foi emitido no exercício, muitos deles repercutidos até por jornais, rádios e tevês.

Dra. Casuco Yamaguchi, homenageada em 2021, com o esposo e os filhos, todos médicos. A 36ª edição de entrega anual do Diploma de Mérito Ético-Profissional foi realizada em 2021, a segunda no formato virtual visando os cuidados de segurança necessários. Foram homenageados 121 médicos que completaram os 50 anos de formados com histórico ético exemplar e também foi conferida a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho médico-social. A tradicional cerimônia visa exaltar os grandes expoentes da Medicina e, assim, irradiar os bons exemplos entre aqueles que se iniciam ou estão na atividade. A diplomação pelo Jubileu de Ouro teve início em 1986 e a entrega da Medalha de Lucas em 1996. 

O CRM-PR presta homenagem à memória dos médicos falecidos no decorrer do ano, muitos deles vitimados pela Covid-19. Dentro das possibilidades, o Conselho fez o registro de 139 perdas na Medicina, com indicação de trajetória de cada médico de acordo com os dados acessíveis. A solidariedade da classe médica a todas a essas famílias e também todas as demais em luto ou impactadas pelas consequências da pandemia. Eventual omissão a outros nomes, o pedido de desculpas antecipado aos familiares e amigos, com ressalva de que o registro e/ou reparo pode ser feito a qualquer tempo. O respeito e solidariedade, ainda, a todos os médicos da chamada "linha de frente" que venceram a Covid-19, sendo exemplos o cardiologista maringaense Athauer Nogueira da Costa e o médico do Samu de Arapongas, Rodrigo Cesar de Faria.

Comunicação

Na homenagem do Legislativo de Curitiba aos médicos, a entrega do Diploma ao presidente Roberto YosidaTambém na área da Comunicação o CRM-PR manteve-se ativo na divulgação e contato com diferentes setores da sociedade em prol da profissão médica e da saúde pública. No portal do CRM-PR, foram mais de 10 milhões de visualizações de páginas (entre junho de 2020 e dezembro de 2021), com a atualização constante dos assuntos mais relevantes à sociedade e aos médicos do Estado. Ao longo do ano, nossos conselheiros e representantes concederam dezenas de entrevistas a veículos de imprensa regionais e nacionais.

Nas redes sociais, o Conselho do Paraná continuou atuando para a disseminação de conteúdos de elevada qualidade e relevância para o setor. Nossas informações estão disponíveis a mais de 17 mil seguidores no Facebook; 13 mil no Instagram; 5,5 mil no YouTube; além de centenas de seguidores em nossa página no Linkedin e em nosso canal no Telegram. Por meio desses canais e também pelo atendimento direto tanto presencialmente como pelos meios remotos (telefone, e-mail e WhatsApp), o CRM-PR prestou informações de forma contínua ao longo do ano.

No fomente à cultura e valorização da Medicina, o CRM-PR lançou entre o final de 2020 e o final de 2021 mais três edições da revista Iátrico. As edições 38 e 39 tiveram como tema em destaque “Viver” e “Nascer”, concluindo assim a trilogia inaugurada ainda no exercício anterior com “Morrer”. A revista 40, recém-lançada, trata de “Ensinagem”, ressaltando a sua importância no ensino e na prática médica. É a primeira no formato exclusivamente digital, que se ajusta a questões ambientais, economicidade e agilidade. Confira as edições da revista Iátrico.

 

Comissões e grupos de trabalho de apoio às ações

Confira algumas das Comissões ativas do CRM-PR atuantes em prol da Medicina, do profissional e da sociedade:

» Assuntos Legislativos

» Certificação Digital e Documentos Médicos

» Saúde do Médico (doenças psiquiátricas/ocupacionais/insalubridade/incapacitante)

» Epidemiologia/Vacinação 

» Comunicação Institucional

» Interdição Ética

» Crise e Intervenção em Situações de Emergência

» Planejamento Estratégico

» Telemedicina

» Procedimentos Internos

» Ensino Médico

» Direito Médico

» Cooperativismo Médico

» Integração com Estudantes e Jovens Médicos

» Comissão SUS

» Saúde Suplementar

» Eventos do CRM-PR

» Mapeamento de Processos do CRM-PR

» Pandemia do Coronavírus (Covid-19)

» Representações do CRM-PR

» Prevenção à Violência contra Médicos

» Serviço de Informação ao Cidadão do CRM-PR

» Comitê Gestor de Boas Práticas e Integridade do CRM-PR

» Defesa do Ato Médico 

 

Fonte: Site do CRM-PR

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio