Segunda-feira, 16 de maio de 2022

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Foto: Assessoria Aciu

Médicos alertam empresários sobre a necessidade de cuidados preventivos com a saúde

Publicado em 06/12/2021 às 17:17 por Editoria Movimento Saúde

A rotina da maioria dos empresários é sobrecarregada de trabalho e com poucos momentos para o lazer, o bem-estar e os cuidados com a saúde. Pensando nisso, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama - ACIU, através do Conselho do Jovem Empresário - CONJOVE em parceria com a Associação Médica de Umuarama - AMU, reuniu médicos e empresários para um bate-papo sobre saúde e hábitos de vida. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (6), na sede da Aciu e contou com o apoio da Clínica Oncoclin, Supermercados Vivian e do Laboratório Biovel.

Participaram os médicos oncologistas Dr. Rodrigo Barbosa (CRM-PR: 24300 | RQE: 19081), Dra. Isabella Tavares Huber (CRM 27.671 | RQE 18933 | 20236), Dr. Francisco Fernandes (CRM-PR: 25678 | RQE: 17618), Dr. Eduardo Rodrigues (CRM-PR: 26542 | RQE: 22017), Dr. Erico Ferneda (CRM-PR: 23470 | RQE: 2244) e pela médica hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr (CRM 31164 – RQE 20051). 
O evento foi comandado pelo presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, que agradeceu a participação dos empresários associados e dos médicos. Ele ressaltou a importância de encontros assim e reiterou o trabalho da Aciu também na promoção da saúde e bem-estar dos seus associados. 

“Ter a oportunidade de bater um papo direto com médicos de especialidades tão importantes é gratificante. A prevenção e o diagnóstico precoce são os mais importantes meios de se vencer uma doença. Acredito e confio no trabalho desses especialistas. Fui diagnosticado com câncer tempos atrás, e um dos responsáveis por eu estar aqui hoje é o Dr. Francisco, que está aqui conosco hoje, a quem sou muito grato. Vamos aproveitar esse momento.”, disse emocionado. 

PAPO ABERTO

Após as apresentações, os médicos responderam diversas perguntas dos participantes. Foi um papo aberto e todos puderam tirar suas dúvidas. Um dos assuntos que mais surpreendeu os empresários foi o fato de que, o câncer de pele não é causado apenas pela exposição desprotegida ao sol, mas também por predisposição genética e até exposição a outros agentes, como produtos químicos e radioativos.
"Estamos em dezembro, mês de combate ao câncer de pele, pois nesta época a exposição ao sol aumenta muito. Por isso mesmo, é importante a prevenção, com o uso de filtro solar e evitando a exposição direta nos horários de maior pico, após as 10 até as 16 horas", esclareceu a oncologista Dra. Isabella, que é vice-presidente da AMU.

O Dr. Francisco enfatizou que pessoas com casos de câncer de pele na família e que apresentam manchas que mudaram de cor ou formato no corpo, devem se cuidar mais e fazer exames preventivos regularmente.

Hábitos alimentares foi outro assunto de destaque na conversa. Os especialistas destacaram que a ingestão de alimentos industrializados, embutidos, assim como bebidas quentes e o hábito de fumar, pode aumentar a chances do desenvolvimento de câncer. 

"Não deixem para procurar o médico somente quando aparecer algum sintoma. Somos especialistas não só no tratamento das doenças, mas na prevenção delas. A realização de exames periódicos é fundamental para diagnosticar e tratar doenças precocemente", destacou a hematologista Dra. Aruana. 

Os oncologistas Dr. Erico, Dr. Rodrigo e Dr. Eduardo reforçaram a necessidade de prevenção e falaram da importância de realizar os tratamentos indicados pelo médico, corretamente. 
De acordo com os especialistas, o acompanhamento médico e o tratamento são fundamentais. Com a Pandemia de Covid-19, muitos deixaram de fazer seus exames preventivos e houve um aumento do diagnóstico de casos de câncer em estágios mais avançados, o que torna a doença mais difícil de ser tratada.

Depois da conversa, todos desfrutaram de um café da manhã saudável oferecido pelo Supermercado Vivian. Além disso, foram ofertados gratuitamente alguns exames preventivos como, exame de glicose e hemograma, pelo Laboratório Biovel a todos os participantes.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio