Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Simpósio vai debater Mudanças climáticas, Educação Ambiental e Recursos Hídricos

Publicado em 27/11/2021 às 15:29 por Editoria Movimento Saúde

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, o Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama e Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão o II Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade, organizado pelo Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU – UEM/IFPR).

O evento contará com a participação de grandes nomes da sustentabilidade. A professora Norma Barbado, do IFPR Campus Umuarama, destaca que é primeira vez que o Mestrado em Sustentabilidade tem um evento com participação internacional. “Teremos três palestrantes de Portugal, estamos caminhando rumo à internacionalização, o que para o mestrado é um grande avanço”, enfatizou.

Na oportunidade serão realizados importantes diálogos entre Brasil e Portugal sobre questões relacionadas à Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Palestra de abertura

Norma chama a atenção também para a Palestra Magna, que será com Mercedes Bustamente, Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB), membro da Academia Brasileira de Ciências e atualmente uma das principais referências no bioma Cerrado, que atua na área de ecologia de ecossistemas e em mudanças ambientais globais. A palestra de Mercedes Bustamante terá como tema "Principais mensagens do Relatório do IPCC - Consequências para o Brasil. “Mercedes Bustamente é conhecida internacionalmente, participa de todas as discussões sobre mudanças climáticas. É um nome extremamente relevante, uma pessoa que entende do assunto e vai trazer grandes novidades para a compreensão do que foi discutido na Cop26”, observou.

Fique sabendo

O Simpósio acontece em momento muito oportuno, já que se encerrou no dia 13 de novembro a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, com importante compromissos assumidos por países como Estados Unidos e China, os maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, em reduzir em 30% as emissões de metano.

Para o Brasil, o principal compromisso é de zerar o desmatamento ilegal até 2028, que representa o principal problema de emissões de gases de efeito estufa no país. O cumprimento desta meta pode ajudar a melhorar a imagem do Brasil lá fora, e aumentar a credibilidade junto a seus principais parceiros comerciais.

O II Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade será 100% online e gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo link.

Saiba mais sobre os palestrantes e os temas que serão abordados

Fotos: IFPR- Campus Umuarama

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio