Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Cisa-Amerios promove ‘Dia de Valorização do Idoso”

Publicado em 21/10/2019 às 16:59

O Dia de Valorização do Idoso, realizado nesta segunda-feira (21), pela equipe do Ambulatório do Idoso Frágil do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12RS., reuniu pacientes e acompanhantes de vários municípios consorciados. O evento contou com palestras, orientações e atividades recreativas.

Além do atendimento multiprofissional, com médicos e profissionais de saúde, todos os meses são realizadas atividades integrativas

Os cuidados com o corpo, a alimentação e o estado emocional dos pacientes e seus acompanhantes foram os temas do encontro, que também celebrou o Dia do Idoso, ocorrido em 1 de outubro.

A nutricionista Thais Przybysz Fernandes proferiu a palestra “Cuidados com a nutrição do idoso”, demonstrando a pacientes e acompanhantes como é possível ter uma alimentação gostosa e saudável, sem gastar muito dinheiro. Segundo ela, variedade de frutas, verduras e legumes, proteínas e cereais devem fazer parte da alimentação diária dos pacientes.A nutricionista mostrou que é possível ter uma alimentação gostosa e saudável gastando pouco

A psicóloga Cristina Batista de Oliveira falou sobre “A importância do cuidado com o idoso e o com o cuidador”, enfatizando que a saúde física e psicológica de quem cuida do idoso também precisa e merece atenção.A psicóloga falou da importância da atenção à saúde de quem cuida do idoso

A prática de atividades físicas é outro fator importante para a qualidade de vida dos idosos. Educadoras físicas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Umuarama participaram do evento e ensinaram exercícios físicos e alongamentos que podem ser feitos em casa pelos idosos, com a ajuda de seus acompanhantes.

A personagem “Stefany”, encenada pela fonoaudióloga do Cisa-Amerios, Alexandra Lopes Rino, foi uma atração à parte. Com muito bom humor e carinho, “Stefany” cantou, dançou, brincou e encantou os presentes.

O atendimento no Ambulatório do Idoso Frágil do Cisa-Amerios acontece uma vez por mês e deve ser agendado na Unidade de Saúde dos municípios consorciados.  Os pacientes são selecionados através de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e depois encaminhados ao Cisa.

 “Além de todos os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde no atendimento ao Idoso Frágil, procuramos proporcionar a cada encontro, momentos de valorização e alegria a esses pacientes tão especiais e seus acompanhantes”, disse a assistente social e Diretora de Saúde do Cisa-Amerios 12RS., Elizabeth de Souza Carvalho Gomes.

      Para encerrar teve bolo e muita festa

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio