Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

“Valorização da vida é a melhor prevenção ao suicídio”, afirma especialista.

Publicado em 11/09/2019 às 14:38

“As estratégias de abordagem sobre o tema precisam focar na vida, não na morte.  A valorização da vida é a melhor forma prevenção ao suicídio”, disse a psicóloga Gisele Texdorf Martins, durante palestra conferida para pacientes e profissionais de saúde na Unidade CAPS-AD do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, na terça-feira, 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo a especialista, a prevenção deve ser permanente, com ações regulares, tanto por parte dos governos, gestores, organizações, quanto dos próprios pacientes e seus familiares. “O Setembro Amarelo é um mês para ressaltar a importância de cuidar da saúde mental, não só durante este mês, mas todos os dias da nossa vida”, disse,

Organizadores e voluntários do Dia de Valorização da Vida do Cisa-Amerios/CAPS-ADA psicóloga falou sobre a importância de procurar e oferecer ajuda e de seguir corretamente o tratamento. “Depressão é doença e está associada, juntamente com outros fatores, a maioria dos casos de morte por suicídio. Doença tem que ser tratada. Siga sempre as recomendações do seu Psicólogo e do seu psiquiatra”, enfatizou.

Os dados de morte por suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes. Segundo a pesquisa mais recente da Organização Mundial da Saúde, é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.  Em 2016, foram registradas mais de 36 mortes por suicídio por dia no país. A maior parte das vítimas são homens, quase três vezes mais que mulheres.

 

DIA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

O CAPS-AD/Cisa-Amerios, em parceria com o CENAIC – Centro Nacional Integrado de Cursos promoveu durante toda a tarde de terça-feira (10),  ações de integração e valorização pessoal para pacientes e colaboradores.  Depois da palestra foi servido um café da tarde para todos os participantes e oferecidos serviços de corte de cabelo masculino e feminino e barbearia para os homens.

Uma das formas de valorização da vida é cuidar da auto-estima. “Cuidados pessoais são fundamentais para o resgate da auto-estima e fazem parte do tratamento contra a depressão”, afirma a psicóloga Gisele Martins.

De acordo com a chefe da divisão CAPS-AD do Cisa-Amerios, Fátima Cristina Martins Rodrigues, a Unidade realiza ações permanentes com pacientes em tratamento. “Nos  atendimentos individuais ou em grupo, a valorização da vida é permanentemente trabalhada com nossos pacientes”, destacou.

Para o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, ações como o ‘Dia de Valorização da Vida’ vem somar às ações já realizadas. “Agradecemos aos voluntários, aos parceiros e à equipe do CAPS-AD. Essas estratégias enriquecem o trabalho realizado permanentemente, promovendo a integração e a valorização de pacientes e colaboradores”, disse. 

O evento integra o Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano do Cisa-Amerios. Todos os voluntários receberam certificados de participação.

Agradecimentos à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama e a 12ª Regional de Saúde que apoiaram o evento e contribuíram com materiais gráficos, como folders educativos, cartazes e banners.

Os voluntários receberam o Certificado Amigo do Cisa-Amerios   

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio