Sábado, 24 de outubro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

É necessário hidratar e beber água, mesmo quando não se tenha sede.

Foto: Divulgação

11 Conselhos refrescantes neste verão

Publicado em 17/12/2018 às 17:52

Chega o Verão e devemos estar conscientes dos líquidos que o nosso corpo perde, e de alguma forma devemos repor esses líquidos para estarmos e sentirmo-nos saudáveis.

Nada melhor do que a água para repor nutrientes, mas também há mais conselhos que devemos ter em conta.

Temos 11 conselhos refrescantes:

  • A água é a melhor opção para acalmar a sede. É um ingrediente chave para manter o corpo fresco. Com altos níveis de umidade (naturalmente), o suor não se irá evaporar tão rapidamente. Isto faz com que o corpo liberte o calor de forma mais eficiente. Por esta razão, é necessário hidratar e beber água, mesmo quando não se tenha sede. Aumentar o consumo de água, independentemente dos seus níveis de atividade.
  • Evitar as bebidas com cafeína ou gasosas, bebidas alcoólicas, e açucaradas. Todas estas bebidas contêm conservantes, corantes e açúcares. Eles são de natureza ácida e actuam como diuréticos, que causam a perda de líquidos pela urina. Muitos sumos contêm ácido fosfórico diluído, o que danifica a parte interior do trato digestivo e, consequentemente, afeta as suas funções. As bebidas não alcoólicas também reduzem os níveis de minerais no corpo de tal forma que as enzimas não podem funcionar corretamente, o que resulta em indigestão.
  • Não beba líquidos muito frios. Na realidade não ajudam a refrescar no Verão. Beber líquidos muito frios quando se está muito quente pode dar lugar a uma ligeira constrição dos vasos sanguíneos na pele diminuindo a perda de calor, o que não é aconselhável quando se tenta refrescar.
  • Limitar toda a atividade cansativa.
  • Comer refeições ligeiras e nutritivas e nada de gorduras.
  • Reduzir a ingestão de verduras e frutas “quentes” (yang), como espinafres, rabanetes, cebola, alho, ananás, beterraba, toranjas e mangas maduras.
  • Minimizar o consumo de frutos secos. Aumentar a ingestão de fruta fresca.
  • Inclua grandes quantidades de frutas e verduras em forma de saladas e sumos frescos, preferencialmente sem açúcar, na sua dieta.
  • Beba sumo de limão e água de coco, para repor líquidos que se perdem com o suor.
  • Evite os alimentos açucarados, e consuma os que têm açúcares naturais (frutas e verduras).
  • Reduzir ao mínimo a ingestão de alimentos quentes, picantes e os alimentos muito salgados. O corpo retém sal em forma orgânica que se encontra nas frutas e verduras, o sal inorgânico, que por sua vez, se digere e necessita de ser expulso do corpo. É por isso que é necessário beber água

Fonte: Rica Saúde 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio