Domingo, 29 de novembro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Muitas pessoas encontram dificuldades nas primeiras semanas do horário de verão. Não é incomum ter sonolência e até mal estar. Confira nossas dicas

Foto: Divulgação

Está difícil se adaptar ao horário de verão? Confira nossas dicas e pare de sofrer! 

Publicado em 06/11/2018 às 15:06 por Rosi Rodrigues

 

Quando chega o horário de verão a população brasileira se divide: alguns adoram o novo horário e outros odeiam a mudança. Neste ano, a troca nos ponteiros começou às 0h do dia 04 de novembro para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário se normaliza somente no dia 17 de fevereiro de 2019. Muitas pessoas encontram dificuldades nas primeiras semanas da modificação, com sintomas de cansaço, falta de concentração e atenção. Mas como se adaptar mais facilmente?

O médico Dr. Nonato Rodrigues, especialista em medicina do sono dá algumas dicas sobre essa fase de adaptação:

• Uma hora de privação do sono pode afetar sua concentração, memória e atenção. Fique atento para descansar bem nas primeiras semanas de mudança de horário para evitar prejuízos acadêmicos e funcionais.

• Os cuidados com a perda de uma hora de sono precisam ser redobrados para pessoas que trabalham com operação de máquinas pesadas e outras atividades que requerem concentração e atenção.

• Uma dica para evitar os efeitos iniciais da privação do sono, é ir para cama uma hora mais cedo que de costume. Dessa forma, o corpo não sente tanto prejuízos com a mudança de horário.

• Se achar complicado ir dormir uma hora mais cedo, comece se adaptando a ir para a cama sempre 15 minutos antes, a cada dia, durante a primeira semana da mudança de horário.

• Crie uma rotina de preparação para o sono a partir das 20h ou 21h, diminuindo a exposição a luzes artificiais e aparelhos eletrônicos.

• Faça exercícios físicos durante o dia e evite tomar bebidas energéticas, como café, durante a noite.

• Nunca use equipamentos eletrônicos na cama antes de dormir. Vá para cama somente quando sentir sono, não espere deitado pela chegada do sono.

 

Adaptado de BLOG DA SAÚDE

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio