Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Gripe, resfriado, sinusite e rinite: veja as diferenças

Publicado em 27/03/2018 às 15:01

Dor de cabeça, nariz entupido e aquele mal-estar que te deixa sem energia: quando surgem esses sintomas, fica difícil identificar a causa. Isso porque diferentes doenças, como gripe, resfriado, sinusite e rinite, possuem sinais parecidos. No entanto, os cuidados para diminuir o desconforto e prevenir complicações são diferentes em cada uma dessa situações. Confira alguns sinais que podem indicar a ocorrência de cada uma dessas doenças:

Resfriado
Infecção respiratória mais comum, o resfriado é também a que manifesta sintomas mais brandos. O vírus que causa o resfriado nas pessoas encerra seu ciclo em 5 a 7 dias, por isso, após esse período, os sintomas passam.

Obstrução e secreção nasal, espirros e coceira são alguns sinais da doença, que também pode causar febre baixa e leve indisposição. O tratamento baseia-se no controle dos sintomas, considerando que o ciclo da infecção se encerra em poucos dias.

Gripe
A gripe também tem vírus como causadores, e seus sintomas se parecem com os do resfriado, porém são mais intensos. A pessoa gripada pode ter febre, dor no corpo e mal-estar gastrointestinal, como dor de barriga e enjoos. A coriza e a obstrução nasal podem ser mais persistentes, e a tosse é outro sintoma possível.

O ciclo da gripe geralmente termina em 10 dias, então, se após esse período os sintomas não passarem, uma consulta médica deve ser considerada. Da mesma forma que o resfriado, o tratamento, na maior parte dos casos, consiste em amenizar os sintomas.

Sinusite
As sinusites são inflamações nas cavidades de alguns ossos da face e do crânio, geralmente causadas por bactérias. Essa doença pode se manifestar logo após uma gripe ou resfriado, no momento em que os sintomas deveriam estar desaparecendo.

Dor de cabeça, nariz entupido e secreção consistente são indicativos de que a pessoa pode estar com sinusite. Medicamentos podem ser necessários para tratar a sinusite, por isso é necessária uma consulta médica para o tratamento adequado.

Rinite
O sistema imunológico da pessoa com rinite identifica determinadas substâncias como nocivas e aciona as defesas do organismo. Obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz e olhos estão entre os principais desconfortos causados pela rinite.

Os agentes que despertam a rinite mudam de pessoa para pessoa, mas ácaros, pólen e pelos de animais estão entre os mais comuns. Para tratar a rinite, é necessário consultar um médico, que fará o diagnóstico e indicará o tratamento adequado.

 

Fonte: Agemed.com.br 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio