Sexta-feira, 24 de setembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Foto: Rosi Rodrigues

Sem leitos em hospitais, pacientes aguardam dentro de ambulâncias em Umuarama

Publicado em 01/06/2021 às 21:00 por Editoria Movimento Saúde

Com o esgotamento completo das possibilidades de atendimento, a coordenação Médica do SAMU em Umuarama, orientou seus socorristas a permaneceram com os pacientes atendidos nas ambulâncias até que seja possível o remanejamento dos mesmos para leitos hospitalares.

Em nota, emitida no início da noite desta terça-feira (1), o coordenador médico do SAMU, Dr. Alain Barros Corrêa, alerta para o colapso, não só para o atendimento de pacientes com Covid-19, mas como para qualquer tipo de quadro clínico em que seja necessário atendimento hospitalar.

Os hospitais estão lotados. “As informações de que dispomos na Central de Regulação de Urgências neste momento é de que o Instituto Nossa Senhora Aparecida está fechado para receber novos pacientes; Cemil e Norospar encontram-se com todo o espaço físico dos prontos-socorros ocupados, sem macas; UOPECCAN ainda permanece apenas como referência para quadros suspeitos ou confirmados de COVID; Pronto Atendimento Municipal permanece em situação de esgotamento de recursos e estrutura”, relata.

“Desta forma, comunico que infelizmente, não há pontos de atenção em Umuarama disponíveis para quaisquer tipos de atendimento”, lamenta.

A orientação é que, as viaturas do SAMU devem permanecer paradas em frente às portas dos prontos-socorros, aguardando algum tipo de remanejamento interno.

“Neste momento, a única UTI Móvel de toda a 12° Regional de Saúde já encontra-se parada em frente ao Pronto Socorro do Norospar. Eventuais próximas ocorrências seguirão a mesma orientação, até o empenho de todas as viaturas. Neste ponto, não haverá também ambulâncias para atender a qualquer tipo de ocorrência que por ventura apareça”, alerta.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio