Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Psicologia: a ciência da compreensão e da compaixão

Publicado em 27/08/2020 às 18:50

O Dia do Psicólogo – comemorado nesta quinta-feira (27) é um bom momento para refletir sobre a importância da profissão, que está em alta e é empregada em um número cada vez maior de atividades humanas. A psicologia envolve técnica, muito estudo e dedicação, mas acima de tudo é a ciência da compreensão e da compaixão, tão necessárias nos dias de hoje.

Empatia e paciência para ouvir as pessoas são requisitos fundamentais ao profissional de psicologia, seja qual o for o campo de atuação escolhido.

O psicólogo estuda o ser humano em seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos, buscando compreender o indivíduo em suas relações consigo e com o mundo onde vive.

Na área clínica, o psicólogo estuda os fenômenos comportamentais e psíquicos das pessoas, buscando ajudá-las a superar traumas e limitações emocionais. A psicologia também é amplamente empregada na área empresarial, colaborando na gestão de pessoas e do ambiente de trabalho; no esporte, com a preparação psicológica dos atletas; e também, com destaque, nas áreas jurídica e educacional.

No âmbito hospitalar, a psicologia é voltada ao acolhimento de pacientes e familiares, ajudando a minimizar o sofrimento provocado pela perda da saúde, pelo isolamento familiar e sua relação biopsicossocial.

Para comemorar o Dia do Psicólogo, reunimos algumas profissionais que atuam em Umuarama e região para falar da profissão, seus desafios e gratificações.

PSICOLOGIA CLÍNICA 
“Desde que me formei sempre trabalhei em atendimentos de alta complexidade ou que exigissem agilidade em situações de crise.O trabalho do psicólogo auxilia na compreensão que é possível se reerguer mesmo diante do sofrimento” relata a psicóloga clínica Gisele Texdorf Martins. 
Psicóloga Gisele Texdorf MartinsA profissional diz que está realizada com a profissão, mas pronta para novos desafios. Gisele, entre outras formações, é especialista em Saúde Mental, Psicologia Hospitalar, atua na prevenção e posvenção do suicídio, luto, depressão, transtornos ansiosos etc. Atuou como Conselheira de Saúde de Umuarama por dois anos, é palestrante em congressos, seminários e outros eventos. Também é professora de graduação e pós-graduação em diversas disciplinas da área da psicologia. 
Para Gisele, a psicoterapia visa o autoconhecimento e busca formas de ressignificar a vida. “O maior desafio é as pessoas entenderem que a terapia é um investimento de vida". Buscar novas formas de pensar e viver, de conseguir olhar para si com amor e respeito, seguir a vida e realmente ser feliz! Nada mais gratificante para o Psicólogo do que ver estes e muitos outros progressos", concluiu. 

PSICOLOGIA HOSPITALAR

“Durante o período de graduação aprendi como ser uma boa profissional, mas foi somente durante a prática, que aprendi a SER humana. Isso faz com que eu lute com todas as minhas forças pela humanização, seja dentro ou fora do hospital. Esse é meu maior desafio”, disse a profissional Ana Paula Novak, psicóloga hospitalar do Instituto Nossa Senhora Aparecida.

Psicóloga Ana Paula Novak FielAna tem formação em Psicologia Hospitalar e está concluindo pós-graduação em psicologia clínica e hospitalar. Considera-se uma apaixonada pela profissão. “Que a cada dia todos possam ver o poder da Psicologia nos diversos espaços da sociedade, promovendo transformações efetivas que conduzam à promoção da saúde e da dignidade do ser humano”, desejou.

“Somado as coisas lindas que a psicologia me ensinou, o que mais me toca no momento é o conceito de compaixão, tão essencial, principalmente no âmbito hospitalar. Antes de sermos pacientes, familiares, colaboradores, todos somos pessoas reais que precisam de cuidados, afeto, compreensão, tempo e muita calma”, disse Ana.A psicóloga hospitalar Ana Paula Novak Fiel em atendimento a paciente

A também psicóloga hospitalar, Luanna Nunes Mendes conta que foi por acaso que foi trabalhar na área.  Para ela, a psicologia hospitalar é uma missão de vida.

“Tinha acabado de me formar e fiquei sabendo da vaga para psicóloga hospitalar, me candidatei, fui selecionada e estou aqui até hoje, com muito amor”, conta.

No começo, tudo foi desafiador. “O tempo foi passando e percebi que, através do meu trabalho, ajudo a levar conforto, esperança e a minimizar a dor e o sofrimento das pessoas. Essa tem sido minha motivação”, disse.

Para Luanna, o acolhimento à família após a comunicação de óbito é um dos momentos mais difíceis na psicologia hospitalar. “Lidamos com pacientes de longa internação,  adultos e também bebês prematuros que, muitas vezes, passam meses na UTI. A psicologia hospitalar é responsável pelo acolhimento dos pacientes e também familiares”, conta. 

Psicóloga Luanna Nunes MendesLuanna também atua como psicóloga clínica atendendo crianças, jovens e adultos. “Uma grande diferença é que, no âmbito hospitalar, quando o paciente tem alta, teoricamente o trabalho do psicólogo está encerrado. Na clínica podemos fazer um planejamento do tratamento psicológico e estudar mais profundamente os fenômenos comportamentais do paciente, buscando ajudar a superar traumas, limitações, medos...”, comparou.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A psicóloga Debora Furlan se especializou na área de psicologia clínica e organizacional, atua como COACH – Professional Caoch Certification e é Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching.

Segundo ela, esta área da psicologia exige muito estudo e dedicação. Para se aperfeiçoar, fez inúmeras especializações e cursou uma segunda graduação em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

“Desenvolvimento, seja empresarial, seja profissional, tem uma ligação intrínseca com relacionamento, ou seja, envolve pessoas, portanto, exige autoconhecimento e conhecimento do outro. E isso nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso mesmo exige muita preparação”, disse.

A psicologia organizacional, quando bem empregada, pode representar uma verdadeira transformação nas relações e nos resultados pretendidos. “E isso tem levado cada vez mais pessoas e organizações a procurarem por profissionais com formação nessa área”, destaca.

Segundo Débora, o profissional Coach atua como estimulador externo no processo de despertar o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidades, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS PROFISSIONAIS ENTREVISTADAS

GISELE TEXDORF MARTINS

Psicóloga CRP 08/10329 - Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Especialista em Saúde Mental, Mestre em Teologia com Ênfase em Administração e Cuidado Pastoral, Graduanda em Pedagogia e Formação em Tanatologia (em andamento), Professora Universitária e proprietária da GTMARTINS Clínica Psicológica

CONTATO: email: gtmpsico@gmail.com - Telefone (44) 98421-5577 - @psicogtmartins

 

ANA PAULA NOVAK FIEL

Psicóloga, Pós Graduanda em Psicologia Clínica e Hospitalar.

CONTATO - Rua José Honório Ramos, 3640 - Umuarama. Vivacce Clínica Integrada - (44) 98411-5536.

 

LUANNA NUNES MENDES

Psicóloga, MBA em gestão estratégica de pessoas. Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós Graduanda em Psicologia Clínica e Hospitalar.

CONTATO - Rua Antônio Ostrenski, 3818 -  Centro Clínico Umuarama  -  (44)9999-96617

 

DEBORA FURLAN

COACH – Professional Caoch Certification (credenciado e Licenciado pela PCA* - Professional Coaching Alliance), Analista Perfil Comportamental DISC (Reconhecido e certificado pela ATI* - Assessment Tools Internacional). Formação em LÍDER COACH –Professional Leader Certification,  Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Professional Executive  Coach Certification. Professional Master Coach Certification. Psicóloga Clínica e Organizacional; Graduação em Gestão em Recursos Humanos, MBA em Gestão Empresarial/FGV. Especialização, Pós-Graduação Lato Sensu, Psicologia do Trânsito. Neurociência Coach.

CONTATO - Rua Montes Claros, 3792  - Jd America – Umuarama – PR – Fone: (44) 99967-4198

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio