Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Umuarama conta com um ambulatório exclusivo para pacientes com sintomas persistentes de síndrome gripal

O que fazer em caso de suspeita de Coronavírus?

Publicado em 23/04/2020 às 18:00

Havendo suspeita da Covid-19, a orientação geral é que a pessoa procure sua unidade básica de saúde (UBS) mais próxima ou o ambulatório de Covid-19 de Umuarama, que fica ao lado do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca. O ambulatório atende exclusivamente pacientes com sintomas persistentes de síndrome gripal. A partir da avaliação do médico ela terá o encaminhamento adequado.
“O protocolo para encaminhamento de casos suspeitos da Covid-19 se inicia com a avaliação clínica e o diagnóstico do profissional médico, que tem critérios para solicitar ou não a realização de exames laboratoriais e vai tratar o paciente de acordo com o quadro diagnosticado”, explica a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.
CASOS
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o dia dia 23 de abril, Umuarama contabiliza  82 pessoas com suspeita de coronavírus em acompanhamento, das quais duas estão em situação mais séria – internadas em unidade de terapia intensiva (UTI) – e uma em enfermaria hospitalar, enquanto as demais estão em isolamento domiciliar. Quatro pessoas tiveram confirmação para o vírus, até o momento, e destas três já são consideradas curadas e uma está internada em UTI desde a última terça-feira, 21, no hospital de referência para a Covid-19.
Outros 169 casos suspeitos já foram descartados após realização de exames laboratoriais e alta clínica, após períodos de 14 dias sem sintomas da doença. No total, Umuarama tem até o momento 255 notificações de acordo com o último boletim diário da Secretaria de Saúde.
TESTES
A secretária informou também que o município recebeu um lote de 512 testes rápidos do Ministério da Saúde, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), exclusivamente para testagem de profissionais da área de saúde e de segurança que atuam na linha de frente contra o coronavírus que apresentarem sintomas gripais.
Conforme a Nota Técnica 05/2020, da Sesa, os testes se destinam a profissionais de saúde com síndrome gripal; profissionais de segurança pública com o mesmo diagnóstico; e a pessoas sintomáticas que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade. Os testes foram disponibilizados aos pontos da rede de atenção à saúde em maior contato com pacientes suspeitos de Covid-19 (hospitais, serviços de urgência/ emergência, pronto atendimento e Unidades Básicas de Saúde).
Para a população em geral, o material é colhido pela Secretaria de Saúde em casos de pacientes com sintomas da doença e encaminhados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), que vai confirmar ou descartar a doença.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio