Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

As ações continuam até o dia 31 de agosto

Foto: Assessoria PMU

Agosto Azul tem ‘Dia D’ com uma série de ações e serviços neste sábado

Publicado em 18/08/2017 às 06:00

A Secretaria de Saúde de Umuarama programou uma série de ações voltadas à saúde do homem, desenvolvidas ao longo de agosto e quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), priorizando a prevenção de doenças que atingem pessoas do sexo masculino. A campanha Agosto Azul é voltada à valorização da paternidade e orientação quanto à importância da prevenção. “Se tratada de forma precoce, a maioria das doenças tem boas chances de cura”, lembra a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

O cronograma de atividades foi iniciado no último dia 7, com uma palestra do urologista Flávio Frederico sobre saúde do homem, no Posto de Saúde Central. As ações continuam até o final do mês, porém este sábado, 19, será o ponto alto com a realização do ‘Dia D’ da campanha, promovida pela Secretaria de Saúde.

Neste sábado, das 8h às 12h, os atendimentos serão prestados no Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense (Unipar), parceira no evento – ao lado da 12ª Regional de Saúde. A unidade funciona através de parceria entre a Secretaria de Saúde e a instituição de ensino no campus sede. “Serão ofertados exame de PSA (prevenção ao câncer de próstata) para homens a partir dos 40 anos, teste de glicemia, verificação de pressão arterial e avaliação de boca e de pele (prevenção ao câncer)”, informa a coordenadora das ações do Agosto Azul, Simony Bernardelli Rosa.

Além disso, os homens que procurarem o Centro de Saúde Escola até o meio dia ainda terão, gratuitamente, corte de cabelo, massagem, avaliação nutricional, teste do nível de tabaco, atualização da carteira de vacina, aromaterapia, informações sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e avaliação de risco cardiovascular.

PARQUE INDUSTRIAL

Ao longo de agosto, cada unidade de saúde preparou uma programação especial voltada à saúde do homem. Nesta sexta-feira, 18, a médica Thaís Ferrarini Tavares ministrou palestra sobre o câncer de próstata para moradores atendidos na UBS do Parque Industrial. “Falamos sobre a importância da prevenção e os agravantes, que engrossam as estatísticas de casos, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, fatores raciais, a idade (mais de 70% dos casos acometem pessoas acima dos 60 anos) e a obesidade”, explicou.

A médica lembrou que a próstata é responsável pela segunda maior incidência de câncer entre os homens, em todo o país – atrás apenas o câncer de pele. Após a palestra, os participantes foram agraciados com um café da manhã e puderam realizar testes de saúde e solicitar exames preventivos. “O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal são indicados para homens acima dos 50 anos justamente pelo fator idade, mas a prevenção deve ser feita a vida toda”, completou Thaís Tavares.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Agosto Azul continua  nas demais unidades de saúde.

22/08 – A unidade do distrito de Lovat terá um dia de atendimento à saúde do homem com palestra ministrada pela médica Ana Carolina, avaliação odontológica, teste de glicemia (em jejum), verificação de pressão arterial e atualização da carteira de vacina.

23/08 - Na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Residencial Guarani, as atividades iniciaram dia 2 e na próxima quarta, 23, às 19h, haverá palestra para os pais sobre saúde do homem no CMEI do bairro.

24/08 – Na unidade do Jardim Panorama, haverá palestra com a educadora física Ruth voltada à saúde do homem, aferição de pressão arterial, pedido de exame PSA para maiores de 40 anos no período da tarde.

25/08 – Na unidade ESF do Parque Vitória Régia, das 8h às 11h30, haverá teste rápido, testes de glicemia (em jejum), aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA.

31/08 – Na unidade ESF da Praça Anchieta, a tarde toda será reservada para atividades de prevenção e promoção a saúde do homem. Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio