Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Saiba o que é a - Síndrome do Intestino Irritável.

Publicado em 17/05/2018 às 10:46

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição que acompanha a pessoa ao longo da vida. Em alguns períodos – geralmente os de maior estresse – os sintomas ficam mais intensos e, em outros, não há sinais. Esta síndrome influencia o funcionamento do intestino grosso, provocando dor abdominal, estufamento, prisão de ventre e diarreia, entre outros desconfortos. Quem tem SII precisa aprender a gerenciar os sintomas, mas o problema não está associado a graves complicações.

Conheça melhor esta síndrome crônica e saiba quais hábitos podem amenizar seus sintomas:

O QUE É

Para entender a Síndrome do Intestino Irritável é preciso entender melhor o funcionamento do intestino. As paredes do intestino são revestidas por uma musculatura que contrai e relaxa involuntariamente (realizando os chamados movimentos peristálticos) em toda a sua extensão, para que o alimento se movimente ao longo do sistema digestivo.

A Síndrome do Intestino Irritável interfere na normalidade dos movimentos peristálticos. Pessoas com SII podem apresentar contrações musculares mais fortes e longas do que o normal, resultando em diarreia, gases e inchaço; ou contrações intestinais muito fracas e espaçadas, provocando prisão de ventre.

CAUSAS

A causa exata da SII ainda não foi totalmente desvendada – o que se considera atualmente é que a síndrome seja resultado da combinação de alguns fatores de risco, sejam eles comportamentais, emocionais ou genéticos: 

Alimentação: muitas pessoas despertam a síndrome ingerindo alimentos aos quais são alérgicas ou intolerantes e, muitas vezes, nem sabem. Chocolates, gorduras, leite, feijão, repolho, brócolis, álcool ou comidas muito condimentadas são alguns exemplos de alimentos que costumam irritar o cólon;

Estresse: todo o sistema gastrointestinal está intimamente ligado à saúde emocional, logo momentos de estresse intenso costumam vir acompanhados dos incômodos da SII. Mas é importante ressaltar que o estresse apenas agrava os sintomas, não é a causa propriamente dita;

Hormônios: os casos de SII são 50% mais comuns em pessoas do sexo feminino – e muitas dessas mulheres relatam piora dos sintomas quando estão menstruadas. Alterações hormonais estão relacionadas com a síndrome, deixando as mulheres ainda mais propensas ao quadro após os 45 anos de idade;

Doenças prévias: desequilíbrio de bactérias no intestino ou episódios repetitivos de diarreia aguda podem fragilizar o cólon e propiciar o surgimento de SII. Problemas relacionados à saúde mental, como transtornos de ansiedade e depressão, também podem facilitar o quadro.

SINTOMAS

A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição crônica, que acompanha a pessoa ao longo da vida. Em períodos de instabilidade emocional/hormonal ou em mudanças de dieta, os sintomas tendem a se intensificar em forma de crises. Também é comum que a pessoa passe longos períodos sem manifestações.

Os sinais mais característicos da Síndrome do Intestino Irritável são gases, inchaço e distensão abdominal, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia alternadas e presença de muco nas fezes.

TRATAMENTO

O tratamento para SII consiste somente no alívio dos sintomas – uma vez que se trata de uma doença crônica, sem causa definida. Apostar em refeições leves, exercitar o controle das emoções negativas, praticar atividades físicas, dormir bem e beber muita água são algumas atitudes recomendadas para aliviar os incômodos da Síndrome do Intestino Irritável.

Manifestar esporadicamente alguns dos sintomas não significa que a pessoa tenha SII. O diagnóstico deve ser feito por um médico; proctologista e gastroenterologista são os profissionais mais indicados.

 

Fonte: agemed.com.br

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio