Sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Queda de cabelo pode ser sintoma de doenças graves. Procure um especialista

Publicado em 23/02/2018 às 08:12 por Rosi Rodrigues

Para ter um cabelo bonito, muita gente apela para tudo: cortar na lua cheia ou crescente, fazer simpatia, usar aquele tônico capilar da vovô. O que poucos sabem é que a queda de cabelo pode esconder patologias severas. O ideal é consultar um médico dermatologista assim que os primeiros sintomas aparecerem.

Segundo a médica dermatologista Caroline Turetta (CRM-PR 34.121 - RQE-PR 19.698), que é Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, descobrir a causa do problema é primordial.

“Assim que o paciente chega ao consultório, o primeiro passo é o exame físico. Através de um aparelho chamado Dermatoscópio, que aumenta em 10 vezes a pele, toda a extensão do couro cabeludo é examinado em busca de lesões ou sinais que denunciem alguma patologia do couro cabeludo. Em alguns casos é necessária a coleta de uma pequena porção de pele para a realização de uma biópsia”, explica

.

Um exame físico completo e exames de sangue são necessário para o diagnóstico preciso das causas da queda de cabelo

Quando é diagnosticado um tipo de queda mais severa ou doença do couro cabeludo, a médica receita uma medicação sistêmica. “Para isso, o diagnóstico tem que ser preciso, pois os medicamentos para esses casos são muito específicos”, destaca.

A médica também pede exames de sangue a fim de diagnosticar patologias como diabetes, tireoide, carência de vitamina D, vitamina 12, ferro. “Uma doença dessas ou uma anemia forte pode comprometer a formação do cabelo e favorecer a queda”, ressalta.

Terapia capilar

Quando as patologias foram descartadas ou adequadamente tratadas, é hora de entrar com as terapias de reconstrução capilar.

“A Mesoterapia Capilar consiste na aplicação de várias substâncias no couro cabeludo do paciente, como a Finasterida, Minoxidil, fatores de crescimento, vitaminas e minerais. São feitas cerca de 30 picadinhas com uma agulha bem pequeninha, a mesma utilizada para a aplicação de botox. Não dói muito, causa apenas um pequeno incomodo”, explica a médica dermatologista.

A Mesoterapia Capilar utiliza uma agulha bem pequenininha, a mesma utilizada na aplicação do botox e quase não dói

Em seguida, o paciente é submetido a sessões de Led Infravermelho, que incide uma luz vermelha sobre o couro cabeludo. Essa luz promove a vasodilatação do bulbo e faz com que ele absorva os princípios ativos.

Microagulhamento capilar

Outra técnica também bastante empregada no consultório da médica dermatologista Caroline Turetta é o dermaroller, ou microagulhamento no couro cabeludo.

O microagulhamento é a opção mais indicada quando a calvície tem uma grande extensão 

“Esse procedimento é adotado quando a calvície está estabelecida. Utilizamos o microagçculhamento em todo o couro cabeludo e aplicamos os fatores de crescimento. Da mesma forma que nos outros procedimentos, o paciente também vai para o Led”

.

Depois que os produtos específicos são aplicados, o paciente é submetido ao Led Infravermelho

Os tratamentos e protocolos realizados no consultório alcançam resultados efetivos.Os tratamentos começam a surtir efeitos depois de quatro semanas. Em Um ano os resultados são efetivos (Imagens da Internet)

“Recomendo pelo menos cinco sessões com intervalo de quinze dias entre cada uma. A queda de cabelo começa a melhorar em cerca de quatro meses, que é o tempo do ciclo do cabelo. Depois disso, as aplicações podem ser realizadas uma vez por mês e o acompanhamento deve durar até que os resultados sejam alcançados. Em geral, cerca de um ano”.

Não existe milagre. No consultório dermatológico trabalhamos com as mais avançadas técnicas, equipamentos e produtos cientificamente comprovados para o controle da calvície, seja ela de fundo emocional, patológica ou hereditária. O ideal é consultar sempre um especialista”, conclui

 

SERVIÇO

A médica dermatologista Caroline Turetta (CRM-PR 34.121 - RQE-PR 19.698) -Dermatologia, Cosmiatria e Laser, Sócia Titular da SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia-  atende no Instituto de Neurologia e Neurocirurgia, que fica na avenida Ipiranga, 4359. Fone (44) 3622-3300.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio