Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Ginástica laboral

Publicado em 21/02/2018 às 09:34

Atualmente, vivemos em sociedades industrializadas dominadas pelo processo tecnológico. A par desta realidade, a necessidade de eficiência e produtividade nas empresas, bem como o trabalho repetitivo, consequência da crescente divisão de tarefas, faz com que o desgaste físico e psicológico dos trabalhadores aumente de forma exacerbada.

As duas condições contribuíram para que as doenças laborais tenham aumentado nos últimos anos de forma exponencial, ao ponto de serem atualmente consideradas como o maior perigo ao qual estão expostos os trabalhadores.

Para ajudar a combater o sedentarismo que advém de diversas práticas laborais, elaboramos uma seleção de exercícios que pode realizar, facilmente, no seu local de trabalho!

 

DOENÇAS ASSOCIADAS AO SEDENTARISMO

Hoje em dia, variadas são as doenças associadas ao sedentarismo, sendo que o avanço da tecnologia cada vez mais nos empurra para profissões com baixo grau de atividade física.

Neste universo de doenças associadas ao sedentarismo, temos as doenças não transmissíveis e as lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT).

As doenças não transmissíveis estão relacionadas com alterações da pressão arterial, malnutrição, tabaco, excesso de peso e poluição do ar.

Por sua vez, as lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho e o stress são os principais responsáveis por grande percentagem do absentismo e quebra de produtividade nas empresas.

 

O QUE É A GINÁSTICA LABORAL?

A ginástica laboral consiste num programa de exercício físico que é realizado no próprio local de trabalho, durante o horário laboral, com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir o aparecimento de lesões nos funcionários, por esforço repetitivo, bem como algumas doenças ocupacionais. Estes exercícios são de baixa intensidade e de execução simples, e baseiam-se principalmente em alongamentos, exercícios posturais e de mobilidade articular.

 

Fonte: saudebemestar.com.pt 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio