Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
Um problema que atinge quase metade da população em algum momento da vida: varizes. O que fazer para evitar? E os tratamentos? Operar é sempre uma solução? O diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Marcelo Moraes explicou no Bem Estar desta sexta-feira (16) quais são os tratamentos para varizes. Também convidamos a ginecologista Flavia Fairbanks para falar de outro problema que prejudica a circulação do sangue: a trombose.
A causa das varizes é genética. A hipótese é que algumas pessoas já teriam uma constituição de vasos mais propensa ao problema que, combinadas a fatores de risco como obesidade, gravidez, sedentarismo, aumentariam o risco de mau funcionamento, dificuldade para bombear o sangue, aumento da pressão e extravasamento.
Feridas, sangramento, inchaços, vermelhidão e ressecamento são alguns sinais de alerta de que as varizes precisam de tratamento urgente. Uso de meias pode ser indicado em casos de espera do tratamento.
Em caso de sangramento, a primeira providência é colocar as pernas para cima, para evitar uma hemorragia, e pedir socorro médico.
Fonte: g1.globo.com/bemestar
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente