Quarta-feira, 24 de abril de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Respire bem: cuide do seu nariz, boca, laringe e pulmões

Publicado em 30/01/2018 às 08:16

É automático, a gente nem percebe, mas nós respiramos, em média, de 17 mil vezes a 23 mil vezes por dia. Por trás existe uma máquina enorme e delicada cuidando desse trabalho: o nariz, a boca, a laringe e os pulmões. Essas vias levam ar aquecido, úmido, oxigenado e o mais limpo possível quando todo está bem dentro do peito e fora.

O pneumologista Roberto Stirbulov explicou no Bem Estar desta terça-feira (23) o jeito certo de respirar para evitar várias doenças. Respirar pela boca ou pelo nariz? A doutora em ciências fisiológicas Luciana Sampaio diz que só o nariz garante o ar úmido, mais limpo e quente. Nesse caminho, o ar passa por uma limpeza básica dos cílios nasais e recebe água, o que ajuda na absorção pelos pulmões. O ar que chega pela boca vem seco, mais sujo. A boca ajuda a expirar.

E qual respiração é correta: a diafragmática ou torácica? As duas! Isso faz diferença no dia a dia, mas também em quadros de doença pulmonar, gravidez, obesidade e todas situações que dificultam a respiração.

 

Pneumonia

O número de mortes por pneumonia no Brasil praticamente dobrou nos últimos anos. Crianças e idosos são os que mais correm riscos de desenvolver a doença. É importante se prevenir para garantir que os pulmões continuem saudáveis.

 

Nos idosos, o sistema imunológico enfraquecido favorece os casos de pneumonia associada a outras doenças. Por isso eles se tornam tão vulneráveis. Entre os problemas estão a parte nutricional, o acesso ao serviço de saúde, as condições socioeconômicas e as condições básicas de saúde. É muito importante focar na prevenção e incentivar a vacinação contra a gripe. 

 

Fonte: g1.globo.com/bemestar 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio