Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Foto: Rosi Rodrigues

O Outubro Rosa chegou ao fim, mas a luta contra o câncer de mama continua

Publicado em 01/11/2017 às 13:36 por Rosi Rodrigues

O Outubro Rosa chegou ao fim, mas a luta contra o câncer de mama não.  Dezenas de atividades foram realizadas em Umuarama durante todo o mês com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção a doença, especialmente como fazer o autoexame.

A Prefeitura Municipal de Umuarama, através da Secretaria de Saúde, o Governo do Estado, através da 12ª Regional de Saúde, todos os hospitais da cidade, empresas e organizações não governamentais, como os Rotary Clubs, por exemplo, realizaram ações educativas, palestras e outras atividades de orientação.

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de mama

Apesar das inúmeras campanhas de prevenção ao câncer de mama, o diagnóstico ainda é tardio no Brasil. A médica  Dra. Ceres Giacometti (CRM 31546), fez um alerta importante durante a palestra de abertura do Outubro Rosa na Maternidade Norospar.

Segundo ela, a maioria dos casos são diagnosticados em estágios intermediários, onde a chances de cura são de cerca de 70%. “Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura para o câncer de mama é maior que 90%”, ressaltou a médica.

O autoexame pode ser muito efetivo se realizado da maneira correta.  

Após o fim do período menstrual é a época ideal. A mulher deve estar sentada ou em pé em frente ao espelho. Além de apalpar ela deve examinar suas mamas, ver a textura da pele, observar mudanças no formato, a liberação de secreção. Qualquer alteração anormal, como uma ferida que custa a sarar, por exemplo, deve ser relatada ao ginecologista. Na imensa maioria das vezes, são problemas simples de tratar.  

Eventos

UOPECAN

A Campanha Outubro Rosa tomou conta do Hospital do Câncer de Umuarama - UOPECAN. A doação e entrega dos novos móveis da Casa Vita Vitória, pela indústria de móveis Gazin, no dia 2, marcou o início das atividades no Hospital do Câncer de Umuarama. Foi uma grande festa com café da manhã especial e a presença do Robô Gazin, que se vestiu de rosa para a ocasião. O Hospital ganhou iluminação especial, decoração do rol de entrada, palestras, atividades e um gigantesco laço rosa na fachada marcaram o mês. As segundas-feiras foram dedicadas a beleza e bem-estar das pacientes internadas ou em tratamento. Em parceria com a Unipar foram oferecidos serviços de massagem, esmaltação das mãos e outros cuidados.

Doação de móveis para a Casa Vita Vitória - Móveis Gazin A fachada do Hospital do Câncer ganhou um gigantesco laço rosa Diversos eventos e ações roram realizados durante todo o mês no UOPECAN

PREFEITURA

A Secretaria de Saúde em parceria com a 12ª Regional de Saúde e outros parceiros realizaram atividades em diversas unidades de atendimento da região, durante todo o mês. Foram ofertados consultas e exames em dias e horários alternativos, para que as pessoas que trabalham também possam se cuidar. No dia 28 aconteceu o Dia “D”, na sede da Unipar em Umuarama. O evento foi um grande mutirão de saúde, com a participação de vários parceiros.

A Prefeitura de Umuarama e 12ª Regional de Saúde realizaram diversas ações e eventos Foram ofertados exames e outros serviços em dias e horários diferenciados As mulheres cuidaram da saúde, da beleza e do bem-estar

CEMIL

A equipe do Hospital Cemil se vestiu de rosa o mês inteiro. No encerramento, funcionários e colaboradores participaram de um workshop, com mulheres que venceram o câncer e também familiares de pessoas que tiveram a doença. O objetivo foi mostrar o enfrentamento da doença e a importância do apoio das pessoas próximas durante o tratamento. Todos participaram de uma dinâmica em grupo.

A equipe do Hospital Cemil realizou um workshop sobre o enfrentamento da doença.  Funcionários e colaboradores do Hospital Cemil vestiram a camisa da campanha Projeto Doutores da Alegria do Hospital Cemil participou do Dia D

NOROSPAR

A Maternidade de Umuarama realizou a Semana Rosa, de 16 a 20 de outubro, onde foram realizadas palestras, ofertadas consultas e exames para todos os funcionários e colaboradores. No dia 26 a Equipe de Humanização fez uma panfletagem no centro de Umuarama. Foram distribuídos porta-lixos para carros com orientações simples sobre o autoexame. No encerramento da campanha, no dia 31, a equipe visitou todos os setores do hospital, distribuindo material informativo para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Durante uma semana, funcionários e colaboradores da Norospar participaram de palestras e atividades A fachada da Maternidade de Umuarama ganhou fachada rosa No encerramento da campanha, a Equipe de Humanização visitou todos os setores distribuindo material informativo 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio