Domingo, 9 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Reta Final: Atividades marcam encerramento do Outubro Rosa em Umuarama

Publicado em 26/10/2017 às 13:16 por Rosi Rodrigues

A Campanha Outubro Rosa está chegando ao final e muita coisa ainda está por acontecer. Palestras, exames gratuitos, atividades de bem-estar e valorização pessoal e até uma peça de teatro estão agendados. O objetivo é fechar o mês de prevenção ao câncer de mama com chave de ouro.

No próximo sábado, 28, acontece o ‘dia D’, com uma série de ações no Centro de Saúde Escola, no campus sede da Universidade Paranaense (Unipar). As atividades são organizadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sob a orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

Hospitais e órgãos públicos de Umuarama promoveram atividades durante todo o mêsO evento acontece das 8h às 12h. O ideal é chegar bem cedo, pois a lista de atividades é extensa. Inclui: orientação nutricional, auriculoterapia, coleta de preventivo, verificação de pressão arterial e testes de glicemia (em jejum). Tudo gratuito.

As voluntárias da Legião Feminina de Combate ao Câncer, da UOPECAN de Umuarama participam do Dia D. A dermatologista Dra. Mirella Costa oferecerá orientações e exames preventivos do câncer de pele. Haverá agendamento de mamografia e distribuição de material informativo.

No dia 30 de outubro, funcionários da maternidade Norospar realizam uma panfletagem, com a distribuição de material informativo no cruzamento da avenida Paraná com a avenida Rolândia (em frente ao Planalto Big), a partir das 10 da manhã.

No Hospital Cemil, um teatro marca o encerramento do Outubro Rosa, na terça-feira (31), a partir das 9 da manhã, no Auditório Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos. O tema da peça é o enfrentamento do câncer de mama, desde o diagnóstico, passando pelas dificuldades do tratamento e a cura. Um dos focos da apresentação é a importância da prevenção. A entrada é grátis.

Outras atividades: 

  • Parque Jabuticabeiras – Atendimento todas as segundas-feiras, das 18h as 21h
  • Distrito de Serra dos Dourados – Dia 25, das 17h às 20h, coleta de preventivo
  • UBS Cidade Alta – Dia 25, coleta de preventivo das 17h às 20h
  • ESF da Praça Anchieta – Dia 26/10, quinta-feira, das 17h às 20h, coleta de preventivo em horário alternativo
  • UBS Jardim São Cristóvão (Cohapar 2) – Orientações na sala de espera e coleta de preventivo todos os dias, nos dois períodos
  • UBS Jardim Lisboa – Palestras no corredor, coleta todos os dias para o exame citopatológico do colo do útero
  • UBS Conjunto 26 de Junho – O 'dia D' será em 25/10 (só para as mulheres)
  • UBS Parque Vitória Régia – A unidade oferece coleta de preventivos e solicitação de mamografia (para as pacientes na faixa etária) às terças-feiras, das 17h às 19h. Para a ESF 2 a coleta é no período noturno

 

É isso mesmo! Mulheres de qualquer idade podem, a critério médico, fazer mamografia pelo SUS para avaliar uma alteração suspeita na mama. Essa é a chamada de mamografia diagnóstica. Já as mulheres de 50 a 69 anos realizam, a cada dois anos, a mamografia de rastreamento. Portanto, olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure uma unidade básica de saúde. 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio