Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

A fachada da maternidade ganhou iluminação rosa e vários setores foram decorados com o tem

​​​​​​​Norospar realiza semana de luta contra o câncer de mama

Publicado em 17/10/2017 às 14:02 por Rosi Rodrigues

A direção da Maternidade Norospar de Umuarama entrou na luta contra o câncer de mama com uma semana inteira de atividades. Funcionários e colaboradores participam de palestras e realizam exames preventivos gratuitamente.

A médica Dra. Ceres Giacometti, fez a abertura oficial do evento, na segunda-feira (17), com uma palestra sobre o diagnóstico do câncer de mama, no auditório da Norospar.

As palestras seguem durante toda a semana, para atender todos os turnos. Atualmente a Norospar conta com mais de 230 colaboradores, a maioria mulheres. 

As funcionárias poderão colher o exame preventivo do câncer do colo de útero e passar por avaliação clínica das mamas.  Nos casos necessários, será requisitada mamografia. Tudo gratuito.

No sábado (21), a equipe de Humanização, que é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, funcionários e voluntários da maternidade, promove uma passeata pelo centro da cidade. Haverá panfletagem e orientações sobre a prevenção do câncer de mama pelos profissionais de saúde.

De acordo com o diretor técnico da Norospar, Dr. Ezequiel Mattei, o objetivo das campanhas é a promoção da saúde, dentro e fora da maternidade.

“O público alvo são os próprios médicos, enfermeiros e demais funcionários e colaboradores, os pacientes e acompanhantes internados na maternidade e também a comunidade. Quando investimos em prevenção, impactamos positivamente a qualidade de vida das pessoas”, disse o diretor.  

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de mama

Apesar das inúmeras campanhas de prevenção ao câncer de mama, o diagnóstico ainda é tardio no Brasil. A médica  Dra. Ceres Giacometti (CRM 31546), fez um alerta importante durante a palestra de abertura da Semana Rosa na Maternidade Norospar.

A maioria dos casos são diagnosticados em estágios intermediários, onde a chances de cura são de cerca de 70%. “Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura para o câncer de mama é maior que 90%”, ressaltou a médica.

O autoexame pode ser muito efetivo se realizado da maneira correta.  

“Após o fim do período menstrual é a época ideal. A mulher deve estar sentada ou em pé em frente ao espelho. Além de apalpar ela deve examinar suas mamas, ver a textura da pele, observar mudanças no formato, a liberação de secreção. Qualquer alteração anormal, como uma ferida que custa a sarar, por exemplo, deve ser relatada ao ginecologista. Na imensa maioria das vezes, são problemas simples de tratar”, disse.  

Obesidade e câncer de mama

De acordo com a Dra. Ceres, a obesidade e o sobrepeso são frequentemente relacionados ao câncer de mama por cientistas do mundo inteiro.

A gordura concentra no abdômen também fabrica estrogênio, hormônio que influencia, entre outras coisas, na produção de células mamárias.

“Para as mulheres na menopausa, a obesidade aumenta ainda mais chances de desenvolver o câncer de mama, por influência direta do estrogênio”, disse a médica.

A recomendação é que praticar atividades físicas regularmente e procurar uma alimentação mais equilibrada, que incluam frutas, verduras e peixes, que contenham vitaminas e antioxidantes que ajudam a proteger as células do câncer.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio