Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Apesar de a enurese noturna ser considerada uma espécie de incontinência urinária, é importante diferenciar as duas coisas

Foto: Divulgação

Adulto faz xixi na cama?

Publicado em 19/09/2020 às 16:39

Ao pensar em xixi na cama, logo vem à mente crianças, especialmente até os cinco anos de idade, quando o organismo ainda está se desenvolvendo e não há um controle total sobre o sistema urinário. Essa situação, inclusive, até tem um nome especial: enurese noturna.

O problema é que, dependendo de alguns fatores, ela pode acontecer na vida adulta. Apesar de a enurese noturna ser considerada uma espécie de incontinência urinária, é importante diferenciar as duas coisas.

Diversas situações podem causar incontinências urinárias e ela também pode variar de acordo com o sexo da pessoa. Quem tem vagina, por exemplo, pode ter sequelas de partos que dificultam segurar o xixi. Já quem tem pênis pode ter a bexiga pressionada por conta de problemas na próstata.

Mas a perda de urina involuntária também pode ter origem em problemas de ordem neurológica, como derrames, Alzheimer ou lesões, ou até problemas com os músculos, como a perda de força no esfíncter (um músculo que controla não só a abertura e o fechamento do ânus, mas também da uretra)

Já no caso da enurese em adultos, há situações mais específicas que podem causar isso. Pessoas que roncam muito ou têm apneia do sono, que é quando a respiração para por alguns momentos durante o sono, podem acabar urinando sem controle. Isso porque que em situações de hipóxia, que é quando o cérebro fica sem oxigênio, o corpo perde o controle das funções fisiológicas.

O mesmo vale para pessoas que têm contrações musculares fortes à noite o que pode fazer a bexiga se contrair e eliminar parte do seu conteúdo. Mas especialistas consultados relataram também casos de pessoas que acabaram fazendo xixi na cama por estarem sonhando que urinavam.

Como você viu, esse é um problema que pode ter causas bem individuais. Então qualquer tratamento precisa antes de um processo de investigação para saber quando e em quais tipos de situação ele ocorre.

Se você está tendo algo do tipo, é bom procurar atendimento de especialistas para parar de fazer xixi no seu belo jogo de cama.

Fonte: Viva bem/Uol

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio