Quarta-feira, 28 de julho de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

A ginástica laboral contribui para diminuir índices de doenças ocupacionais e elevar a autoestima dos colaboradores

Foto: Assessoria

Atividade física ajuda diminuir faltas e eleva auto-estima de equipe hospitalar

Publicado em 02/09/2020 às 08:27

O Programa de Ginástica Laboral do Instituto Nossa Senhora Aparecida completou um ano com excelentes resultados para comemorar. A incidência de doenças ocupacionais diminuiu e o número de atestados médicos por esse motivo também. 
Outro benefício percebido com a atividade física regular foi a elevação da autoestima da equipe hospitalar. A Ginástica Laboral é oferecida gratuitamente aos colaboradores, duas vezes por semana, em todos os turnos de trabalho. 
“É um investimento na saúde e em bem-estar dos nossos colaborares que nos traz um retorno inestimável. Além de ajudar a diminuir as faltas por doenças ocupacionais, a Ginástica Laboral proporciona mais qualidade de vida, eleva a auto-estima e promove a interação entre os colaboradores”, disse a gerente assistencial do Nossa Senhora, Adriana Risato Campiolo Caetano.
A Ginástica Laboral é um serviço terceirizado, prestado por profissionais habilitados e orientadores preparados.
Atualmente, a maioria dos 280 funcionários do Instituto participa e aprova as atividades da Ginástica Laboral.  Para isso, é realizado um verdadeiro trabalho de “formiguinha”. 
A técnica em Segurança do Trabalho Rosely de Rossi é a responsável por convocar todos setores, que ficam espalhados pelos quase 8 mil metros de construção do Hospital.  
“No início realizamos um trabalho de formiguinha, de setor em setor, explicando os benefícios que esperávamos da Ginástica e a necessidade de implantar o Programa. Os funcionários foram aderindo aos poucos e, apenas um ano depois de iniciar, a Ginástica Laboral já faz parte da cultura da empresa. A maioria participa espontaneamente”, conta a técnica. 
Segundo Rosely, a Ginástica é um momento de encontro entre funcionários de diversos setores e também de muita alegria e descontração. 
“O nosso hospital é uma grande empresa, com quase 300 profissionais das mais diversas áreas de atuação. Antes, muitos funcionários nem se conheciam ou sequer se encontravam dentro da empresa. A Ginástica Laboral tornou-se um momento de interação, de fazer novas amizades e de trocas de experiências. Com isso, percebemos uma melhora na auto-estima da equipe hospitalar como um todo, com mais integração e satisfação entre os colaboradores. É muito gratificante”, comemora. 

Ginástica laboral do Nossa Senhora continua mesmo na Pandemia
Com a chegada da Pandemia de Covid-19, a Ginástica Laboral ficou paralisada por cerca de 20 dias, para que as medidas de segurança preventivas fossem planejadas e implementadas. A atividade foi adaptada, com mais horários e turmas menores para manter o distanciamento social. O local da atividade foi transferido do Anfiteatro para um dos estacionamentos do Instituto, que fica ao ar livre. 
“Estamos seguindo as medidas de segurança como manter o distanciamento entre os colaboradores, o uso obrigatório da máscara e a ginástica tem sido realizada em um local aberto, com ventilação natural”, explica Rosely, que acompanha todas as aulas.
A colaboradora Elenir Aparecida Moris de Moraes, que trabalha no Hospital há 36 anos, é assídua na Ginástica Laboral. “É um momento de descontração. Nós dançamos, sorrimos, brincamos uns com os outros. Passei a sentir mais disposição. São apenas 15 minutos, onde deixamos um pouco a rotina do trabalho, nos encontramos com os colegas de outros setores. É muito bom. 

Rosely de Rossi - Técnica de Segurança do Trabalho

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio