Sábado, 24 de agosto de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

A vacina será oferecida nos postos de saúde de referência do paciente ou membros dos grupos prioritários.

Foto: Divulgação

Postos de saúde abrem hoje para Dia D de vacinação contra gripe .

Publicado em 04/05/2019 às 10:43

A campanha contra a influenza (gripe) terá neste sábado (12) o 'Dia D' de vacinação em Umuarama. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h (sem intervalo para almoço) e além dessa estrutura a Secretaria Municipal de Saúde também terá um ponto fixo de vacinação na Praça Arthur Tomas, oferecendo a vacina ao público-alvo da campanha das 8h às 17.

É importante levar um documento de identificação (de preferência com foto) e a carteirinha de vacinação. Os grupos prioritários são compostos por crianças de 6 meses a até 5 anos incompletos, gestantes (em qualquer fase gestacional), puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos), doentes crônicos (mediante comprovação médica), professores de escolas públicas e privadas com declaração da escola, agentes penitenciários, funcionários do setor de saúde e a população privada de liberdade (detentos).

Cerca de 30 mil umuaramenses devem receber a vacina contra a gripe. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde orienta as escolas municipais, estaduais e demais instituições sobre medidas de higiene para a prevenção de doenças respiratórias – especialmente a influenza.

A vacina será oferecida nos postos de saúde de referência do paciente ou membros dos grupos prioritários. A enfermeira Andréia Balan lembra que outras medidas são importantes para a redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias.

“É importante a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca”, orienta.

Mesmo tomando todas essas medidas, caso a pessoa apresente sintomas de gripe deverá ser avaliada, afastada temporariamente do trabalho, escola, e receber tratamento com o antiviral Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), conforme critério médico. O medicamento está disponível na Central Farmacêutica do município e na 12ª Regional de Saúde, para todos que tiverem indicação médica.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio