Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos

Foto: Divulgação

Hemonúcleo de Umuarama abre normalmente na segunda para receber doações

Publicado em 29/04/2018 às 08:00 por Rosi Rodrigues

Muitas pessoas estarão de folga ou terão expediente reduzido na segunda-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalhador. É uma ótima oportunidade para doar sangue em Umuarama, já que o Hemonúcleo irá funcionar normalmente, das 8h às 11h e das 13h30 às 16 horas.

A tendência é aumentar o número de transfusões de sangue em feriados prolongados. A doação nessas datas é ainda mais importante.

O hemonúcleo de Umuarama integra a rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.

Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% na comparação ao ano anterior. A hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação por ano e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue. A rede também é responsável pelo atendimento de 2.135 pacientes portadores de doenças do sangue, como coagulopatias e hemoglobinopatias.

 

Uma única doação pode salvar até quatro vidas

Depois de coletado, o sangue é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Uma única bolsa de sague pode ajudar até quatro pessoas a recuperarem a saúde.

A falta do estoque de sangue pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.

Cirurgias de grande porte e emergências médicas com pacientes que perderam muito sangue, em uma acidente de trânsito, por exemplo, também podem necessitar de transfusão de sangue.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

 

Quem pode doar?

 

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É preciso levar documento oficial com foto e menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

 

 

 

Com informações do site Minha Vida e da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio