Quarta-feira, 24 de abril de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Mês de abril é dedicado à saúde e segurança do trabalhador de Umuarama

Publicado em 04/04/2018 às 21:27 por Rosi Rodrigues

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28 de Abril – foi instituído em 2003, pela Organização Mundial do Trabalho – OIT para lembrar o acidente que vitimou 78 trabalhadores, em uma mina no Estado da Virgínia (EUA), em 1969. Desde então governos e organizações trabalham para diminuir as doenças e acidentes no ambiente de trabalho, através de leis, normas, fiscalização e educação para a saúde laboral.

Em Umuarama, o Setor de Saúde do Trabalhador da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Comissão Inter setorial de Saúde do Trabalhador, além de outras organizações públicas e privadas, aderem à campanha.

Ações que reforçam o trabalho de prevenção às doenças e acidentes de trabalho estão sendo preparadas. Panfletagens, palestras e visitas a empresas já estão agendadas. 

A enfermeira Shesli da Silva, da Vigilância em Saúde criou um grupo em uma rede social para divulgar a campanha e compartilhar e informações sobre saúde e segurança no trabalho. (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR)

Segundo ela, toda empresa de grande porte ou empresas que cujo labor ofereça risco à saúde, como indústrias químicas, trabalho rural e indústria da construção civil, por exemplo, precisam seguir um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e um Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, específico para o seu segmento. 

“O Abril Verde é um mês alusivo, onde promovemos momentos de reflexão sobe como os acidentes de trabalho e doenças podem afetar a saúde do trabalhador e comprometer o seu dia a dia. Aproveitamos para reforçar a importância da prevenção, das normas e equipamentos de segurança”, diz a enfermeira.

CONTRA AS ESTATÍSTICAS

A Organização Mundial de Saúde estima que 2,3 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trabalho e 300 mil ficam feridas. Estatísticas apontam que o Brasil é o 4º país do mundo em números de acidentes do trabalho, cerca de 700 mil por ano.

Em Umuarama, no ano passado foram registrados 107 acidentes de trabalho. Desse total, três trabalhadores morreram, um da construção civil, um trabalhador rural e um autônomo (soldador).

Como acontece no restante do Brasil, em Umuarama  o Setor de Saúde do Trabalhador precisa lutar contra a falta de notificação ou a subnotificação dos acidentes e doenças de trabalho.

“Lutamos contra as estatísticas, mas os números ainda são altos. Na maioria dos acidentes registrados e em todos os casos de morte que aconteceram em Umuarama no ano passado, foram identificadas falhas na segurança do trabalho. O trabalhador até usa os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, mas muitas vezes usa da forma errada”, destaca a enfermeira.

Durante o Abril Verde, a equipe do Setor de Saúde do Trabalhador da Vigilância em Saúde reforça a importância do uso correto dos EPIs, bem como da notificação das doenças e acidentes de trabalho.

 

AÇÕES PÚBLICAS

14 de abril – Panfletagem

Horário – das 9 às 12 horas

Local – Praça Arthur Thomas

Obs. Voluntários do projeto irão distribuir panfletos e orientações para trabalhadores do comércio das imediações da Praça Arthur Thomas.

 

27 de abril – Ciclo de Palestras

Horário – 19 horas

Local – Auditório do Campus III - Unipar

Obs. Palestras gratuitas sobre saúde e segurança do trabalho.

DENUNCIE

Se você conhece empresas que não seguem as normas de segurança do trabalho, ligue 156 e denuncie para a Ouvidoria da Prefeitura de Umuarama.

 
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio