Terça-feira, 30 de setembro de 2025

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Rosi
Anúncio - Novo Anúncio
Anúncio - Lucineyde

Norospar leva conscientização sobre saúde mental a profissionais, estudantes e comunidade

Publicado em 30/09/2025 às 14:00 por Editoria Movimento Saúde

Durante o mês de setembro de 2025, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Hospital Norospar esteve à frente de uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com o tema “Conversar pode mudar vidas”, as ações foram conduzidas pela psicóloga hospitalar Ana Paula de Alcântara Silva (CRP 08/33789), especialista em Psicologia Hospitalar, Perinatal e da Parentalidade.

Nos dias 10 e 11 de setembro, colaboradores da instituição participaram de rodas de conversa em diferentes turnos, que abordaram a prevenção do adoecimento emocional dos profissionais e estratégias para identificar sinais de sofrimento psicológico em pacientes.

A programação seguiu no dia 15 de setembro, com palestra no Colégio Hilda Kamal, reunindo professores e estudantes do Ensino Médio e do curso Técnico em Enfermagem. O encontro destacou a importância da preparação dos futuros profissionais da saúde, especialmente técnicos de enfermagem, para o acolhimento de pacientes em situação de vulnerabilidade emocional. Com professores do Colégio Hilda Kamal

No dia 17 de setembro, foi a vez do Centro Educacional Adamantina receber palestra da psicóloga da Norospar, reforçando a necessidade de promover diálogo aberto sobre saúde mental entre jovens e educadores. Com alunos e professores do Centro Educacional Adamantina

A agenda se encerrou em 20 de setembro, quando, além de uma nova palestra no Adamantina, alunos e professores se uniram a profissionais da Norospar em uma ação de conscientização no trânsito. Realizada no semáforo das avenidas Tiradentes e Rotay, em Umuarama, a mobilização distribuiu balas com mensagens motivacionais a motoristas, em um gesto simbólico de valorização da vida.

Em todas essas atividades, a psicóloga aplicou questionários aos participantes, recurso que possibilitou mapear sinais de sofrimento emocional e estimular reflexões individuais sobre a importância de buscar ajuda. 

Para Ana Paula, a campanha deixa um legado duradouro. “Conversar pode mudar vidas. Criar espaços de diálogo e acolhimento é fundamental para que as pessoas sintam segurança em pedir ajuda. Esse é o primeiro passo para salvar vidas”, afirmou. 

As ações realizadas pela Norospar mostraram que a promoção da saúde mental exige integração entre instituições de saúde, escolas e comunidade. Ao unir profissionais, estudantes e moradores em torno dessa causa, a instituição reforça seu papel de referência não apenas na assistência hospitalar, mas também na promoção da saúde mental em Umuarama e região.

Ana Paula de Alcântara - psicóloga da Norospar Centro Educacional Adamantina  Centro Educacional Adamantina Direção e coordenação pedagógica do Centro Educacional Adamantina  Palestra Adamantina dia 15 de setembro  Centro Educacional Adamantina - professores e alunos Colégio Hilda Kamal Colégio Hilda Kamal Rodas de conversa com colaboradores da Norospar Rodas de conversa na Norospar Diversos espaços do Hospital Norospar foram utilizados para criar ambientes alusivos à campanha Questionário aplicado em todas as atividades  A psicóloga Ana Paula representou a Norospar em atividades alusivas ao Setembro Amarelo.

MOVIMENTO SAÚDE - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - HOSPITAL NOROSPAR

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio