Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 Login
O "Lixo que Vale" é um programa implementado pela Prefeitura de Umuarama, Paraná, que promove a troca de materiais recicláveis por alimentos adquiridos diretamente de produtores rurais locais. Criado em 2010 e instituído pela Lei Municipal nº 3.736/2011, o programa visa incentivar a reciclagem, reduzir o impacto ambiental e melhorar a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Desde sua criação, o "Lixo que Vale" já recolheu toneladas de materiais recicláveis, beneficiando centenas de famílias nos bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Viveiros, Alto da Glória e Conjunto Habitacional Arco-Íris.
Atualmente, o programa atende cerca de 200 famílias, proporcionando-lhes acesso a alimentos frescos e de qualidade, como frutas, verduras, legumes, pães e outros produtos alimentícios.
O "Lixo que Vale" não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também fortalece a economia local ao garantir mercado para os agricultores familiares e melhorar a renda dos trabalhadores da reciclagem. Além disso, promove a integração comunitária e a conscientização sobre a importância da reciclagem e da alimentação saudável.
CRONOGRAMA DE FIM DE ANO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica a todos os participantes do Programa Lixo Que Vale que as pesagens de materiais recicláveis e o Ônibus da Feira Itinerante vão interromper os trabalhos no dia 20 de dezembro, retornando no dia 10 de janeiro de 2025. O cronograma de passagem do ônibus-supermercado em dezembro será dia 6 no Industrial, dia 13 no Jabuticabeiras, dia 19 novamente no Jabuticabeiras e dia 20 no Industrial.
Já a pesagem e troca dos materiais recicláveis será dia 5 no Industrial, dia 6 no Jabuticabeiras, dia 12 no Industrial, dia 13 no Jabuticabeiras, dia 19 no Industrial e dia 20 no Jabuticabeiras. “Os moradores cadastrados no programa podem trocar os materiais por moedas-verdes, que valem dinheiro na compra de alimentos diversos. E muita atenção: pedimos a todos que não guardem as moedas, que façam suas compras gastando todas as cédulas acumuladas, já que para o próximo ano pode ser que elas sejam alteradas ou substituídas”, alerta o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, esclarece ainda que nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro não haverá pesagem, retornando ao normal no dia 9, quando será feito o pagamento de todos os dias que ficaram sem pesagem. Ela relata ainda que quatro pessoas foram desclassificadas do projeto por não retirarem a carteirinha no prazo informado, que era dia 18 de novembro. “Os novos membros do Programa Lixo Que Vale são Aldenir Perez, Naiane Thais da Silva Gadelha, Fernanda Antiane Amorim e Laudi Fortunato”, comunica.
Criado em 2010, o Lixo que Vale projeto atende os bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Industrial, Jardim Viveiros, Arco-Íris e Alto da Glória, que podem comprar, com a moeda verde, hortaliças, legumes, vegetais diversos, pães e, conforme a sazonalidade ou disponibilidade, até ovos, bolachas, geleias e mel, entre outros itens adquiridos de pequenos produtores da agricultura familiar, também cadastrados em outros programas da Prefeitura.
l