Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
No Novembro Roxo: mês de prevenção e conscientização sobre a prematuridade, o trabalho do Hospital e Maternidade Norospar se destaca. A instituição é referência em cuidados materno-infantis para toda a região, atua em várias frentes na prevenção, tratamento e conscientização sobre a prematuridade. O hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde para procedimentos de Obstetrícia de Baixa, Média e Alta Complexidade, Neonatologia e Pediatria e possui um Banco de Leite Humano – BLH Norospar. Todos os prematuros internados em sua UTI Neonatal são alimentados exclusivamente com leite materno doado ao BLH, reduzindo o risco de infecções e o tempo de internação.
“Em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Umuarama, o trabalho do Hospital e Maternidade Norospar envolve desde o suporte para mães e gestantes em risco até cuidados intensivos na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com um foco em reduzir as taxas de mortalidade neonatal e promover um desenvolvimento saudável”, explica o Dr. Kelson Ferrarini, médico-chefe do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Norospar.
Com a chegada do Novembro Roxo, mês internacionalmente dedicado à conscientização sobre a prematuridade, o Hospital Norospar adere à campanha de 2024, que tem como tema "Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares."
Segundo o Dr. Kelson Ferrarini, a iniciativa é uma resposta ao preocupante número de partos prematuros no mundo. “O Hospital Norospar reforça seu compromisso em proporcionar cuidados de qualidade a esses pequenos guerreiros, além de apoiar suas famílias em cada passo da jornada”, disse.
Estrutura e atendimento de excelência
Na UTI Neonatal do Norospar, os bebês prematuros encontram não só o suporte médico necessário, mas também um ambiente acolhedor e respeitoso. A equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros, psicóloga, assistente social, fisioterapeutas, técnicos e outros profissionais, é especializada em neonatologia e segue protocolos de cuidado avançados, que vão desde o monitoramento respiratório até a reabilitação motora. Já na UCI, as mães podem permanecer com seus bebês, fortalecendo o vínculo e participando ativamente dos primeiros dias de vida dos pequenos, o que tem um impacto comprovado na recuperação e na alta mais rápida.
Banco de Leite Humano: um ponto de apoio vital para os prematuros
Para os bebês prematuros, o leite materno é fundamental. No Norospar, o Banco de Leite Humano (BLH) tem um papel essencial ao fornecer leite materno de alta qualidade aos recém-nascidos da UTI Neonatal. “Esse leite é rico em nutrientes e anticorpos, contribuindo diretamente para a saúde e o fortalecimento dos bebês que precisam de um apoio nutricional extra. Além disso, o BLH se torna um ponto de conexão entre a comunidade e o hospital, com mães doadoras que participam dessa corrente de amor e solidariedade”, destacou o Dr. Kelson.
Novembro Roxo: conscientização e engajamento
“Neste novembro Roxo, mês dedicado a prematuridade, nos unimos para apoiar famílias e conscientizar sobre a importância do cuidado integral aos bebês. Seguimos firme na missão de oferecer acolhimento, informações e amor, pois cada vida é um milagre que merece ser cuidada com carinho e dedicação”, disse Carla Narvaes Figueiredo de Ascenção, enfermeira coordenadora da UTI neonatal do Hospital Norospar sobre a campanha deste ano.
Durante o Novembro Roxo, serão realizadas uma série de atividades para aumentar a conscientização sobre a prematuridade e para reforçar a importância do acesso a cuidados neonatais de qualidade no Hospital Norospar. Além de palestras e rodas de conversa para os profissionais da saúde, o hospital promoverá encontros com as famílias, oferecendo um espaço para troca de experiências e apoio emocional. Para as gestantes e mulheres que desejam engravidar, serão realizadas palestras sobre a prevenção de partos prematuros, um dos grandes focos da campanha deste ano.
Ao participar ativamente do Novembro Roxo, o Hospital Norospar não apenas se alinha a uma iniciativa global, mas reafirma seu compromisso com a saúde materna e neonatal, oferecendo um serviço diferenciado e um atendimento que une tecnologia, experiência e humanização. O hospital acredita que a conscientização é um passo importante para reduzir os índices de prematuridade evitável e garantir um futuro mais saudável para os bebês e suas famílias.
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente