Terça-feira, 5 de julho de 2022

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Ações da campanha preveem a realização de exames para rastreio do câncer de próstata

Publicado em 09/11/2021 às 14:36 por Editoria Movimento Saúde

Até o final deste ano, mais de 65 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), isso significa que um em cada seis homens terá resultado positivo durante a vida. Analisando esses dados, a Secretaria Municipal de Saúde preparou programação especial para o Novembro Azul em Umuarama, com a realização de exames para diagnóstico precoce da doença.

No dia 18 de novembro as unidades básicas de saúde Parque Industrial, Jabuticabeiras e Jardim União (Cohapar I) vão atender das 17h às 20h, disponibilizando exames PSA (Antígeno Prostático Específico). “Equipes do laboratório estarão nessas unidades para colher sangue para a realização dos exames, que detectam o aumento na concentração de enzimas produzidas na próstata, que podem indicar alterações como prostatite, hipertrofia benigna ou até câncer de próstata”, indica Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, coordenadora de Atenção em Saúde Primária.

Ela informa que além dos exames de PSA, homens poderão verificar a pressão arterial e o índice de glicemia, fazer avaliação odontológica e até realizar teste rápido de covid-19. “Esse mesmo atendimento especial será realizado no dia 25 de novembro, nas unidades básicas de saúde Sonho Meu, Primeiro de Maio e Panorama, também das 17h às 20h, sem precisar de agendamento”, destaca Simony.

Exames de toque na Unipar

Neste ano, uma parceria inédita com o curso de Medicina da Unipar (Universidade Paranaense), sob a coordenação do médico urologista e professor Alberto Tomé, tornará os exames diagnósticos de câncer de próstata mais acessíveis à população. Dentro do Projeto Novembro Azul, serão disponibilizados 500 exames gratuitos no dia 20 de novembro (sábado). “Os interessados devem comparecer das 8h às 17h no Centro Saúde Escola. Estão previstos exames PSA e toque retal”, instrui Marcília Martins de Oliveira, enfermeira responsável pela UBS Centro de Saúde Escola (Unipar sede).

De acordo com o médico Alberto Tomé, ao contrário do que se pensa, o exame é bem simples. “É indolor e muito rápido: dura apenas alguns segundos. Por meio dele é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno”, explica o urologista e coordenador do projeto.

O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Se descoberta no início, as chances de cura da doença ficam acima de 90%. “Por isso é fundamental que os homens deixem de lado esses mitos sobre o exame e procurem a prevenção. O preconceito mata muito mais do que a doença”, aponta o professor.

O exame está indicado para todos os homens acima de 50 anos. Homens negros precisam iniciar o rastreamento mais cedo: aos 45 anos. “Quem tem histórico familiar de câncer de próstata deve iniciar os exames cinco anos antes da idade que atingiu o familiar”, ressalta Dr. Alberto Tomé, acrescentando que quem quiser saber mais sobre o Projeto Novembro Azul pode acessar a página oficial do grupo no Instagram em @novembroazul_unipar.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio