Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Campanha: Norospar recebe potes de vidro para armazenar leite materno

Publicado em 25/08/2021 às 10:49 por Editoria Movimento Saúde

A Maternidade Regional de Umuarama tem hoje 10 crianças prematuras internadas em UTIs, que precisam de leite materno. E para não deixar que esses bebês fiquem sem esse importante alimento, a Secretaria Municipal de Saúde e uma rede de parceiros estão realizando uma campanha para arrecadação de potes de vidro, que são utilizados para armazenar o leite doado.

A ação faz parte do Agosto Dourado, que fala sobre a importância da amamentação e a primeira entrega de potes de vidro aconteceu na manhã desta terça-feira (24). Foram 164 unidades, que são suficientes para um mês, considerando que a utilização média é de 150/mês. “Felizmente temos cerca de 20 doadores regulares, que diariamente entregam leite materno ao banco da maternidade. É o alimento mais recomendado para os prematuros, pois garante mais imunidade, ganho de peso e alta mais rápida dos tratamentos intensivos”, disse a fonoaudióloga e responsável pelo posto de coleta de leite materno, Daiane Ribeiro.

O Posto de Coleta fica no Hospital Norospar e as pessoas interessadas em continuar contribuindo podem doar em qualquer uma das unidades básicas de saúde do município. “Os potes podem ser comuns, de qualquer tamanho, com ou sem tampas. Mesmo que acabe o mês de agosto, que é uma referência, é importante que todos continuem guardando os potes de vidro para doação”, relata Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde.

Em Umuarama, gestantes e puérperas recebem apoio de profissionais de saúde – médicos, enfermeiras, nutricionistas, obstetras etc – em todas as UBS e quem encontra qualquer dificuldade no processo de amamentação, será atendida de forma especial. O Posto de Coleta de Leite Materno de Umuarama funciona dentro da Maternidade Municipal e hoje capta 60 litros por mês.

A cerimônia de entrega dos potes de vidro contou com a presença da enfermeira Amanda Vasques, coordenadora da maternidade, da assistente social Thaís Godinho, do diretor administrativo do Norospar, José Carlos de Paiva, do diretor-presidente, médico Jorge Cardoso, da Secretaria Municipal de Saúde a secretária Maria Harue Takaki e da enfermeira Jaqueline Borges.

 

Vídeo desta matéria, clique aqui.

Fonte: Reportagem e fotos: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio