Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Umuarama planeja ações exclusivas para a Campanha Agosto Azul

Publicado em 12/08/2021 às 11:34 por Editoria Movimento Saúde

Despertar nos homens a importância de buscar uma vida mais saudável é só um dos objetivos da campanha Agosto Azul, que acontece no Brasil desde 2012. Em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde prepara várias ações, que incluem a realização de exames rápidos de covid-19, avaliação de câncer bucal e vacinação contra influenza, e serão centralizadas na sexta-feira, dia 27 de agosto.

Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde, observa que a pandemia de coronavírus é um fator limitador para a realização de algumas ações, já que as aglomerações representam um risco. “Porém, com programações especiais, poderemos oferecer serviços e orientações que não exponham ninguém a riscos desnecessários”, afirma.

Ela comenta que as parcerias para o Agosto Azul são fundamentais. “Vamos contar com o apoio da Unipar, que por meio do curso de Medicina e uma equipe de alunos motivadíssima, vai oferecer avaliações em saúde em todas as unidades básicas de saúde. A 12ª Regional entra com atividades de conscientização e abordagens em pontos específicos da cidade, em um trabalho que será realizado com o Rotary Club Catedral e o Detran”, relata.

Todas as 22 UBSs da cidade e dos distritos terão atividades especiais no Agosto Azul, dia 27. “Vale destacar que iremos estender o horário de atendimento até às 20h, para que os homens tenham mais tempo para buscar orientações sobre saúde. Neste dia, inclusive, vamos agendar exames de PSA – que detecta câncer de próstata –, faremos aferição de pressão arterial e testes rápidos para covid, entre outras ações que estamos programando. Seguramente será um dia importante, um dia para que os homens busquem cuidar da saúde”, informa.

Também são parceiros da Secretaria de Saúde o Corpo de Bombeiros e o Samu Noroeste, que vão participar com palestras, entrevistas e orientações específicas para os homens, como violência, direção perigosa, acidentes de trânsito, entre outros temas abordados. “Da Prefeitura, teremos contribuições de equipes da Vigilância em Saúde, Odontologia e da Secretaria de Esportes e Lazer. Temos certeza de que serão atividades interessantes e que vão chamar a atenção dos homens para que busquem mais atendimentos preventivos que garantam uma vida mais saudável”, finaliza Maristela.

O AGOSTO AZUL

O Agosto Azul serve para trazer informação para que o homem reflita, entenda, aprenda, se motive e adote hábitos de vida saudáveis. Alguns dos temas abordados pela campanha falam sobre o acesso a ações de saúde inclusivas, saúde sexual e reprodutiva, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violências e acidentes, a relação entre a população masculina e as violências, em especial a violência urbana, e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Entre a população masculina do Paraná estima-se 18.710 novos casos a cada ano, de 2020 a 2022, com 3.560 de câncer de próstata, 1.250 de câncer de colón e reto, 1.180 de traqueia, brônquios e pulmão, 900 de estômago e 720 de esôfago.

Dados sobre a proporção de óbitos no sexo masculino no Estado apontam também como causas de morte as doenças infecciosas e parasitárias e doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e obesidade, além de causas externas, como violências e acidentes. Entre os casos de covid-19 registrados até o momento no Paraná, o sexo masculino corresponde a 53%. Os óbitos nesse público equivalem a 42%.

Fonte: PMU

Fotos: PMU/Divulgação

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio